4 dicas para quem quer montar um banho e tosa

4 dicas para quem quer montar um banho e tosa

Eu vejo muitas pessoas que não aguentam mais os meios tradicionais de trabalho e estão pensando em trocar emprego, chefes e horários fixos pelo próprio empreendimento. No entanto, abrir uma empresa no Brasil não é tarefa simples: é preciso acertar em cheio para não se arrepender depois.

Dentro da minha experiência, vejo um ramo crescendo bastante e dando boas oportunidades para quem quer virar dono do próprio nariz: a área de cuidados com animais domésticos. Montar um banho e tosa é uma boa ideia, que pode gerar bons lucros e grandes oportunidades de crescimento. Quer conhecer as melhores dicas para abrir o seu? Então dê uma lida o post que preparei para você! Confira:

Invista em infraestrutura

Para montar um banho e tosa, você vai precisar investir em uma infraestrutura básica para atender aos animais e receber bem os donos dos pets. Além de um imóvel que comporte esse tipo de empreendimento, é preciso prestar atenção a alguns fatores. Primeiramente, é indispensável ter uma boa área de recepção: os clientes precisam ficar confortáveis enquanto chegam, fazem o pagamento ou esperam o final dos serviços. Ar-condicionado é uma boa ideia, bem como cadeiras confortáveis, jornais do dia, revistas atualizadas e, se possível, uma televisão.

Depois, é hora de pensar nos itens para que você estruture sua loja para o trabalho propriamente dito. O primeiro deles é a banheira, que pode ser de fibra ou alvenaria e azulejos. Ela precisa comportar animais de muitos tamanhos e possuir uma rampa para cachorros de grande porte. É recomendável também ter uma mesa de banho e tosa, com dimensões adequadas para o serviço. Gaiolas e cercados também são indispensáveis: os pets que estão esperando pelo banho ou pelo seu dono não podem ficar soltos por aí. Obviamente, você precisa ter um chuveiro próprio para banho e tosa e gaiolas e caixas de transporte.

Acerte nos equipamentos

Você vai precisar de alguns equipamentos indispensáveis para montar um banho e tosa. Um deles é o soprador: ele produz um “jato” de vento que remove a água que ficou na pelagem do animal depois do banho. Isso economiza energia e diminui bastante o tempo dos serviços. Depois entra o secador e a máquina de tosa profissional. Eles são fundamentais para os ofícios mais básicos e precisam ser ergonômicas e de boa qualidade. Por fim, você também precisa investir em lâminas para as máquinas de tosa profissional e adaptadores, pois existem diversos tipos de tosa, com estilos variados e muitas pelagens e animais diferentes.

Adquira itens imprescindíveis

Seu banho e tosa precisará alguns itens imprescindíveis para funcionar. São básicos e baratos, mas se você não contar com eles, não terá como abrir as portas. Podemos começar falando das guias para mesa. Elas podem ser simples ou duplas, atendendo a um ou dois animais e deixando-os seguros para os procedimentos. Toalhas de banho também são importantes: quanto mais melhor. O mesmo vale para tesouras, pentes e escovas: são elas que conferem um bom acabamento. É preciso também contar com cortadores de unha, no mínimo em dois tamanhos são indicados e pinças para limpeza de ouvido, com modelos curvos e retos.

Não se esqueça dos suprimentos

Você também precisa de um bom estoque de suprimentos para montar um banho e tosa. Eles precisam ser de boa qualidade, caso contrário seu serviço ficará prejudicado. Comece com o básico: shampoos e condicionadores das melhores marcas. Colônias próprias para animais também são imprescindíveis: não há nada que um dono aprecie mais do que receber pet bem cheiroso. Laços, gravatas, gargantilhas também são brindes que causam uma boa impressão para a loja: compre aos montes. Por fim, escovas e pasta de dentes: cada bichinho deveria ter o seu, mas é importante tê-los disponíveis para compra.

Essas são as dicas essenciais para montar um banho e tosa de sucesso. O mercado está em crescimento e essa é uma boa chance de ter ótimos lucros com seu próprio empreendimento. Ainda ficou com alguma dúvida? Escreva para mim nos comentários!

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!