Empreendedor: 5 dicas para começar sua empresa com o pé esquerdo

Empreendedor: 5 dicas para começar sua empresa com o pé esquerdo

Não tenha foco, desconheça seu cliente, ignore concorrentes, não faça plano de negócios e desconsidere estrutura de custos. Ou não

Leio muita notícia por aí com dicas para ajudar o empreendedor em potencial a tirar a empresa do papel. Fico chocado de, mesmo com tanta informação, ouvir ainda esse tanto de histórias sobre pessoas que não se planejaram minimamente para tomar um passo tão importante em suas vidas e acabaram indo à falência.

Por isso, decidi fazer um post no estilo “do contra”. Quem sabe assim, com psicologia reversa, meus colegas não mudam a forma como agem?

E nunca é demais reforçar: #contémironia!

Não tenha foco

Deixe a vida te levar! Para que ter foco e entender exatamente o que sua empresa irá oferecer ao mercado? Por isso, ignore a forma como você irá atuar, o diferencial de sua oferta e o benefício que o seu cliente tem ao comprar de você, em vez do concorrente.

Desconheça seu cliente

Pouco importa quem é seu público-alvo, a forma como ele pensa, sua faixa etária e seus desejos. Afinal, por que diabos você gostaria de entender como melhorar sua estratégia de vendas?

Não olhe concorrentes

Cada um com seu cada um, não é mesmo? Totalmente desnecessário mapear atuação e estratégia daqueles que podem conquistar o seu cliente (que você, além de tudo, desconhece)

Não se preocupe com estrutura de custos

Invista o que precisar, como quiser e mais do que o necessário, se você quiser. Afinal, qual o problema de gastar mais do que se ganha? O máximo que pode acontecer é você ficar totalmente endividado e sua empresa quebrar antes mesmo de começar a operar. Mas, tudo bem, é só o sonho de uma vida que corre o risco de ir para o ralo – nada muito importante, no fim das contas.

Plano de negócios para quê?

Só quem não tem o que fazer monta um plano de negócios e responde às perguntas: quanto você precisará investir? Em quanto tempo? Com qual fluxo? Quais os riscos envolvidos? Em quanto tempo terá o break even (ponto de equilíbrio entre o investimento e as receitas. Ou, popularmente, quando o negócio “se paga”). Resolva tudo na última hora, de forma impulsiva, sem se preocupar com o amanhã!

Essas dicas lhe ajudarão a ser um empreendedor frustrado e infeliz. Caso esse não seja objetivo, por favor, faça tudo ao contrário ;).

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!