5 pontos positivos de se ter um investidor

5 pontos positivos de se ter um investidor

Apesar dos pontos positivos da iniciativa, é preciso ter clareza para se saber se é isso mesmo que você quer. O 2º é fundamental!

Já há algum tempo falamos aqui sobre as particularidades de se optar por abrir sua empresa para a chegada de um investidor externo, com o objetivo de alavancar os negócios.Listei, aqui, os pontos positivos mais relevantes a serem considerados nessa estratégia. Todos eles são com base em minha experiência pessoal – então, se você quiser adicionar pontos, fique à vontade e comente este post!

1. Injeção de capital

Obviamente, a entrada de dinheiro que garanta os investimentos é o principal ponto positivo de ter um sócio externo. Sem restrições orçamentárias, é possível colocar o plano de crescimento para rodar, sem perder oportunidades por falta de recursos.

2. Profissionalização

Um investidor externo vai exigir uma forte profissionalização de sua empresa, já que demandará a criação de indicadores para acompanhamento do projeto que ele financiou. As apresentações seguirão um rígido padrão e cronograma, o que puxará toda sua equipe para atender a essa exigência.

3. Bases comparativas

Com experiência em outros setores e empresas da mesma área, o investidor pode lhe ajudar com bases comparativas, indicando se os seus negócios estão com o desempenho que deveriam, em relação à media de mercado, e trazendo melhores práticas para sua atuação.

4. Gestão de crise

Gestão de crise nunca é fácil – e nada como contar com um parceiro experiente que ajude a tomar decisões e comunicar posicionamentos em caso de necessidade.

5. Experiência

Conhecer sua empresa de cabo a rabo não é suficiente. É importante ter visões de outras companhias, práticas que deram certo ou não, e formas de trabalhar que auxiliem em seus processos atuais. Essa injeção de conhecimento pode partir de um investidor, alguém, normalmente, com mais experiencia em negócios do que você.

Mas não se esqueça: essa alternativa representa parte da venda de sua empresa para uma pessoa totalmente desconhecida. Apesar dos pontos positivos da iniciativa, é preciso ter clareza para se saber se é isso mesmo que você quer.

 

[button link=”https://guiaempreendedor.com/duvidas-de-como-gerir-sua-empresa-mande-para-nos-que-o-clicoresponde/” target=”blank” color=”8BC751″ icon=”fa-check” style=”pill” size=”large” tooltip=”Tire sua dúvida”]Tem uma pergunta? o #ClicoResponde[/button]

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!