Empresário e Pessoa física

5 passos essenciais para profissionalizar empresas familiares

5 passos essenciais para profissionalizar empresas familiares

Posso afirmar que a falta de profissionalização na gestão é uma das maiores causas de mortalidade dos negócios. E esse é um dos grandes desafios das empresas familiares, especialmente, daquelas que não se adaptaram às mudanças do mercado.

Mas se a profissionalização das empresas familiares é um desafio a ser vencido, estou aqui para ajudá-lo! Preparei 5 dicas essenciais para a transição dos membros da família em profissionais preparados para fazer o negócio crescer. Vamos a eles?

1. Defina cargos e qualifique a equipe

Em casa, as decisões funcionam em comum acordo e tem sempre alguém com uma ideia melhor de como resolver as coisas, certo? Na sua empresa não pode ser assim, por isso, é necessário que cada familiar tenha seu cargo, função e atividades a desempenhar bem definidos de acordo com as competências de cada um.

Não é necessário mudar o gestor para profissionalizar sua empresa familiar. O importante é que esse gestor esteja preparado para desempenhar o cargo de liderança, assim como os demais profissionais.

O RH pode ajudar a avaliar o quanto a família está preparada e o que pode ser feito para qualificá-la.

2. Faça um planejamento do negócio

Parece bobagem, mas conheço algumas empresas familiares que acreditam que as regras e processos comprometem a rotina dos negócios e tomam suas decisões à medida que os eventos surgem. É um grande erro, pois a base de um boa administração do negócio só acontece a partir de um planejamento bem executado.

O ponto positivo do planejamento é que a definição de regras e processos administrativos ajudam a reduzir custos operacionais e a melhorar a tomada de decisões a partir de fatos e não apenas da emoção.

Aproveite esse planejamento para repensar a missão, visão e valores da sua empresa. No caso das empresas familiares, esse pode ser um grande diferencial em relação à concorrência.

3. Estabeleça uma política de distribuição dos lucros

Outro problema comum na falta de profissionalização das empresas construídas por familiares, é a distribuição dos lucros. Lembre-se que o lucro da empresa não deve ser tratado como fonte de renda da família, acessada o tempo todo.

Elabore uma política de remuneração que não comprometa o crescimento da empresa. Pró-labores, cotas dos acionistas, salários dos colaboradores que não são da família devem aparecer na planilha de gastos.

No caso das empresas que possuem muitos funcionários da família trabalhando, uma estratégia é adotar o pagamento de salário, de acordo com o cargo e qualificação profissional. Desse modo, ele receberá pelo trabalho realizado e não apenas por fazer parte da família.

4. Adote um software de gestão

Não posso falar sobre profissionalização da empresa familiar sem sugerir o uso de um software de gestão: o famoso ERP. E nem venha com aquela clássica frase: “Eu comecei meu negócio sem isso, por que preciso dele agora?”.

ERP é uma ferramenta indispensável que ajuda você a reduzir os custos, aumentar a produtividade, cumprir os prazos e, principalmente, fornecer dados precisos sobre o negócio, fundamentais para a tomada de decisões. Após o software de gestão, você não vai mais conseguir pensar em gerir sua empresa familiar sem ele.

5. Planeje a sucessão

Um ponto delicado nas empresas de gestão familiar é definir o sucessor. Isso acontece porque a identidade do gestor acaba caracterizando também o negócio e uma má escolha na sucessão pode gerar a desconfiança do mercado.

O primeiro passo é pensar em uma possível linha sucessória um bom tempo antes da substituição, afinal, é preciso que esse futuro sucessor tenha interesse em assumir a função.

Em seguida, é preciso prepará-lo tecnicamente para assumir o comando da empresa, sempre alinhado com a missão, visão e valores do negócio.

Sei que a gestão das empresas familiares não é fácil, mas com esses passos que eu trouxe para você, a profissionalização do seu negócio tem tudo para dar certo. Quer ter acesso a mais assuntos como esse? Então, siga as nossas páginas no FacebookLinkedInYouTubeTwitter e Google Plus.

Você pode gostar