6 dicas para o empreendedor de como começar a montar um planejamento estratégico

6 dicas para o empreendedor de como começar a montar um planejamento estratégico

O planejamento estratégico é uma ferramenta fundamental para o empreendedor: nele é possível levar em consideração uma análise interna e externa do negócio para formular estratégias com foco em um determinado objetivo, mobilizando recursos humanos e financeiros para atingi-lo.

Diversos são os benefícios da utilização deste estudo, dentre eles estão a definição de objetivos concretos, economia de recursos financeiros, maior probabilidade de atingir os resultados específicos, prever possíveis erros e dificuldades que a empresa terá no decorrer da trajetória e trabalhar alternativas para solucioná-los de forma prévia, mensurar resultados e propor metas, sem contar o fato de proporcionar padrões de desempenho visando um objetivo igual e específico, maximizando a eficácia.

Mas, afinal, como montar um planejamento estratégico? O que é preciso ter em mente sobre o negócio para desenvolver esta ferramenta tão importante? Confira minhas dicas!

1. Identifique a missão, a visão e os valores da empresa

Não é à toa que as empresas de grande porte estudam com zelo a missão, visão e valores do negócio. Você, como futuro empreendedor de sucesso, também precisa desenvolver estes 3 pilares do seu negócio.

Isso vai lhe trazer considerações importantes para montar o planejamento estratégico, como é o caso da forma que a empresa irá se portar no mercado, conduta, visão que deseja repassar aos clientes e até mesmo considerações de quem será o público-alvo.

O que o negócio significa no mercado? Como você deseja que as pessoas vejam a empresa? Qual é o objetivo final ou em que ponto a empresa deseja chegar para estar realmente no patamar de sucesso almejado? Essas são perguntas que costumam trazer lucidez para montar a missão, a visão e os valores da empresa.

2. Defina quem vai participar do planejamento estratégico

Avalie quem serão as pessoas que participarão do seu planejamento estratégico, ou seja, as “peças-chaves” para desenvolvê-lo. Veja, não estou falando dos funcionários em si, mas de quem irá auxiliá-lo para desenvolver o plano. O ideal é pedir o auxílio dos chefes de cada setor, assim conseguirá mais informações internas sobre a empresa, o que permitirá estruturar cada setor de forma individual.

3. Tenha em mente os objetivos e as metas da empresa

O planejamento estratégico visa, no fim das contas, atingir metas e objetivos previamente fixados. Todas as ações que são trabalhadas no planejamento estratégico têm como único fim concretizar um objetivo. Agora, se você não desenvolveu um objetivo ou meta para longo prazo, o seu planejamento estratégico terá sido em vão.

Estabeleça objetivos e metas para curto e longo prazo, mas cuidado: devem ser concretizáveis, não almeje algo que não terá como atingir no momento, apenas ficará frustrado e colocará a sua liderança em uma situação complicada e duvidosa na empresa.

4. Saiba quanto você pode gastar

Esta é uma das melhores dicas que posso dar a você. Ter em mente quanto pode gastar ao longo do roteiro/planejamento estratégico é fundamental. É comum o empreendedor montar um planejamento estratégico magnífico, mas que não tem condição financeira de colocar em prática, ficando apenas no papel.

Por isso, análise quanto você pode gastar antes de montar o roteiro final do planejamento estratégico.

5. Divida o planejamento estratégico em partes

Divida o planejamento em partes, por exemplo, objetivos, marketing, funcionários, fornecedores, vendas e etc. Ao dividir o planejamento será possível atribuir a quantia que será investida em cada um, permitindo uma melhor organização.

6. Monte um roteiro

O roteiro é a última coisa a se analisar em um planejamento estratégico, até mesmo para você não criar algo que sequer será possível tirar do papel. Esta fase é considerada o como fazer o planejamento estratégico, já que você irá desenvolver todas as estratégias e atitudes que serão tomadas.

Aqui você deve ter em mente o que deve ser feito para atingir os objetivos, bem como um cronograma de quando cada etapa deve acontecer. Lembre-se de prever possíveis complicações e erros que podem vir a ocorrer na empresa para desenvolver alternativas.

Comece o seu planejamento estratégico e melhore seus resultados na empresa! Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário!

 

Avatar
Adolfo Felipe da Silva

O Adolfo Felipe tem 23 anos, e 6 deles são de experiência com marketing e vendas. Atualmente faz parte do time de Marketing no Guia Empreendedor, onde é responsável pela estratégia de inbound marketing. Tem experiência em diversos segmentos como varejo, educação e tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!