6 motivos para contratar um software financeiro

6 motivos para contratar um software financeiro

Semana passada estive visitando a empresa de um amigo e, para a minha surpresa, ele ainda faz todo o controle financeiro manualmente! Quando perguntei o motivo, outra surpresa: não só ele, como vários amigos, não têm certeza se vale a pena contratar um software financeiro.

Então, resolvi mostrar 6 motivos para provar que essa é a melhor decisão, mesmo para pequenas empresas. Vamos lá?

Controle financeiro mais preciso

Com um bom sistema, você consegue manter todo o controle financeiro em dia, sem dores de cabeça: valores a pagar e receber, prazos a cumprir, além de questões legais como emissões de notas fiscais, tudo organizado de forma prática e centralizada.

O velho sistema de planilhas te deixa preso e mais sujeito a erros, enquanto o software financeiro automatiza e integra tudo, tornando esse tipo de situação mais difícil de acontecer.

Mais informações para a tomada de decisões

Com um controle preciso e bem distribuído, é natural que haja mais informações à disposição na hora de tomar decisões importantes, principalmente no que diz respeito a realizar novos investimentos e dar continuidade a outros que já foram iniciados.

Certos sistemas dão até uma visão geral do estoque, facilitando a decisão de comprar mais produtos para reposição, por exemplo.

Aumento da produtividade

As planilhas e, principalmente, manter registros usando papel e caneta, tomam tempo demais — tempo que não pode ser dispensado apenas para uma atividade, ainda mais em uma empresa pequena, que não tem pessoal ou recursos para isso.

Ao automatizar boa parte as atividades financeiras do negócio, o software libera tempo para outras tarefas essenciais, sem deixar essa parte de lado.

Otimização de processos

Ao utilizar planilhas, é muito comum ter de digitar a mesma informação em lugares diferentes, o que dá mais trabalho e aumenta a possibilidade de errar.

Usando um software, você só faz o que é preciso fazer, sem a necessidade de repetir várias vezes a mesma tarefa ou gastar muito tempo com ela. E lembre-se: processos otimizados representam menos desperdício e, consequentemente, aumento dos lucros.

Flexibilidade de uso

O melhor de tudo é que há muitos sistemas de gestão financeira disponíveis no mercado que são flexíveis às necessidades de cada empresa, o que torna esse tipo de solução acessível mesmo para pequenas empresas.

Além disso, existem até mesmo softwares gratuitos para quem ainda deseja testar o conceito de usar um sistema informatizado.

Indispensável a longo prazo

Não importa o quanto você resista, é bem provável que, à medida que a empresa cresce, se torne cada vez mais indispensável trocar as soluções manuais por um sistema financeiro. Realizar essa troca agora evitará uma transição dolorosa no futuro.

Os benefícios de usar um software financeiro, mesmo um que seja gratuito, são enormes. A incrível facilidade de se organizar e planejar ações futuras é mais que suficiente para levar alguém a abandonar as antigas planilhas rumo a soluções mais completas. Então, ouça o que eu digo e comece a procurar o melhor software agora mesmo!

Gostou de saber como um software financeiro ajuda no sucesso do seu negócio? Assine a newsletter e fique por dentro de todas as minhas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!