Anunciante: o que considerar antes de fazer publicidade para sua empresa

Anunciante: o que considerar antes de fazer publicidade para sua empresa

Não importa se for feito em um meio tradicional, como jornal, rádio ou outdoor, ou no famoso e informal “boca a boca”: o empreendimento deve ser conhecido para começar a gerar negócios e resultados. Então, qual o momento certo de começar a anunciar sua empresa?

Separei aqui alguns passos que me ajudaram quando fui tomar essa decisão.

Você dá conta?

A primeira regra de todas é: comunique somente aquilo que você pode entregar. Se você, por exemplo, fizer uma promoção que envolva descontos e gratuidades, veja se você conseguirá atender à demanda. Se não conseguir, uma iniciativa que demonstraria sua marca positivamente vai por água abaixo e acaba virando publicidade negativa.

Onde estão os seus potenciais clientes?

O anúncio é um meio de atingir seus potenciais clientes, não um fim em si. Não adianta colocar uma ideia superlegal em um outdoor na principal avenida da cidade, por exemplo, se os seu público frequenta praças.

Meio

Já sabendo onde estão seus clientes você pode escolher qual meio para chegar até eles. Vai divulgar folhetos, colocar anúncio em uma revista, um site, fazer uma campanha colaborativa através da internet, adwords do Google? Um pouco de tudo?

Como impactá-los?

Como chamar a atenção dessas pessoas? Se você vende refeições delivery, facilidade, confiança e bom preço são agentes competitivos. Se você vende um serviço, depoimento de pessoas que conseguiram benefícios com o que você comercializa são uma boa pedida. Vende produtos? Talvez promoções sejam uma boa opção.

Retorno sobre o investimento

Quanto você está disposto a investir nesta ação e quanto precisa de retorno para pagar toda essa operação e ainda obter lucro? Se você fizer uma promoção, por exemplo, não são todos os cem contatos que você conseguiu que vão se fidelizar, por exemplo. Esteja preparado para isso e não conte com um dinheiro que ainda não veio.

Ajuda de quem entende

Seja qual for o meio escolhido para o processo, você precisará de ajuda de quem entende do assunto para ter um resultado mais adequado. Procure profissionais qualificados de design para um bom anúncio em panfleto, por exemplo. Um anúncio mal feito indica desleixo e pode gerar um resultado não tão bom.

Lembre-se: sou apenas um empreendedor, assim como você. Por isso, se tiver algo a acrescentar, comente este post e nos conte sua experiência!

 

[button link=”https://guiaempreendedor.com/duvidas-de-como-gerir-sua-empresa-mande-para-nos-que-o-clicoresponde/” target=”blank” color=”8BC751″ icon=”fa-check” size=”large” tooltip=”Tire sua dúvida”]Tem uma pergunta? o #ClicoResponde[/button]

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!