Clico Responde: estou com muitas dívidas e não sei o que fazer

Clico Responde: estou com muitas dívidas e não sei o que fazer

Leitor Agnaldo relata dificuldades financeiras. A dica do Clico: primeira coisa a se fazer é ter calma para organizar a situação

No #ClicoResponde de hoje a ajuda vai a uma dúvida do Agnaldo, dono de uma loja de materiais de construção. Veja aqui:

“Bom dia a todos. Estou passando por uma situação constrangedora, onde as dívidas de minha loja de materiais de construção estão absurdas. Está quase impossível gerir o negócio, pois meu nome está no Serasa, o que dificulta a negociação de compras, e as vendas estão fracas, não entram recursos para pagamentos à vista. Não sei o que fazer, pois não tenho crédito em bancos.”

Agnaldo, obrigado pela confiança! Já respondemos algo parecido por aqui, certa vez, e as dicas continuam quentes e podem ajudá-lo a resolver essa questão. Em primeiro lugar, lembre-se: uma situação como essa é passageira, então não se desespere! Para que ela dure o mínimo tempo possível, você precisa montar um planejamento realista, bem-estruturado, e segui-lo à risca.

Você já renegociou suas dívidas? Converse com seus credores: alongar prazos para pagamento pode ser uma boa opção – mas fique atento aos juros que serão cobrados.

Se a sua empresa está operando no limite, mas as vendas não estão dando o retorno necessário, você tem que se fazer algumas perguntas: há quanto tempo isso ocorre? Seus concorrentes passam pelo mesmo problema? O que dizem os demais agentes da cadeia? Qual a perspectiva para o setor? Se as perspectivas são ruins e sua empresa não terá fôlego financeiro para passar pela crise, talvez seja hoje de você rever sua estratégia e tomar uma decisão de negócios, sem deixar que a emoção fale mais alto.

Lembre-se sempre: a empresa é feita para dar lucro e tranquilidade para você. Se você está abrindo mão de realizações pessoais e está se tornando o funcionário mais mal pago da equipe, esse propósito claramente não está sendo cumprido. Separar gastos pessoais do corporativo é uma das lições mais valiosas para empreendedores.

Espero ter ajudado!

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!