Clico Responde: MEI pode contratar funcionários?

Clico Responde: MEI pode contratar funcionários?

A resposta é sim, mas é necessário seguir algumas regras

Recebemos uma questão bem interessante para o Clico Responde via e-mail: “Olá, tenho uma pequena loja de doces e atuo como MEI (Microempreendedor Individual). Estou precisando contratar uma ajudante. Posso? Obrigada, Maria”.

Maria, obrigado pela confiança! A resposta é sim, você pode. Mas existem umas regras importantes para isso, segundo é possível verificar no site oficial do MEI. O seu funcionário deve ganhar até um salário mínimo ou o piso salarial da profissão.

E você deve se atentar para as obrigações legais: é necessário preencher a Guia do FGTS e Informação à Previdência Social (GFIP), que é entregue até o dia 7 de cada mês, por meio de um sistema chamado Conectividade Social, da Caixa Econômica Federal. Ao preencher e entregar a GFIP, o MEI deve depositar o FGTS, calculado à base de 8% sobre o salário do empregado.

Além disso, deverá recolher 3% desse salário para a Previdência Social. Conforme as informações oficiais, todas as contas são feitas automaticamente pelo sistema. O custo total do empregado para o Microempreendedor Individual é 11% do respectivo salário, ou R$ 79,64, se o empregado ganhar o salário mínimo.

O cálculo é sempre feito pelo valor do salário multiplicado por 3% (parte do empregador) e por 8% (parte do empregado).

O que achou, Maria? Se tiver mais dúvidas, você pode mandar uma nova questão ou buscar informações aqui no site do MEI. E boa sorte com a loja de doces!

 

[button link=”https://guiaempreendedor.com/duvidas-de-como-gerir-sua-empresa-mande-para-nos-que-o-clicoresponde/” target=”blank” color=”8BC751″ icon=”fa-check” size=”large” tooltip=”Tire sua dúvida”]Tem uma pergunta? o #ClicoResponde[/button]

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!