Como funciona a obrigatoriedade da NFe?

Como funciona a obrigatoriedade da NFe?

Muitos empreendedores tem essa dúvida pontual, por isso resolvi ajuda-los com um artigo desmistificando essa questão. Afinal, sou obrigado a emitir Nota Fiscal Eletrônica? E como funciona a obrigatoriedade da NFe?

Buscando encontrar a resposta, fui atrás do Marco Zanini, que é diretor geral da NFe do Brasil, que entende muito do assunto e me ajudou com esta questão. A conversa foi tão boa que na semana que vem vou publicar mais um post com um monte de informações adicionais super importantes!

Conforme a explicação do Marco, a coisa muda de figura conforme a situação: se a atividade de sua empresa é mercante (venda de produtos) ou se ela está baseada em venda de serviço. Elas geram notas fiscais diferentes: no primeiro caso, os tributos são federais e estaduais. No segundo, são federais e municipais (este último aqui sendo o ISS, ou Imposto Sobre Serviços).

“Quem é prestador de serviço precisa emitir Nota Fiscal Eletrônica se no município em que ele estiver for obrigatório”, me contou o Marco. Ele explicou que mesmo o Brasil tendo uns 5,5 mil municípios, somente 400 obrigam essa emissão eletrônica. Você, então, deve perguntar a seu contador se a sua cidade está nesta lista.

Agora, se a sua empresa comercializa mercadorias, quando a venda é de uma empresa para outra, não tem discussão: a NF-e é obrigatória e ponto. Não importa, como brincou o Marco, o que você vende: pode ser tijolo ou avião. Tudo deve ser feito de forma eletrônica. Agora, quando a sua empresa vende para o consumidor final, a nota fiscal pode ser eletrônica ou física, tanto faz.

Nos próximos dias, traremos mais informações sobre isso. E obrigado pelas informações, Marco!

Avatar
Adolfo Felipe da Silva

O Adolfo Felipe tem 23 anos, e 6 deles são de experiência com marketing e vendas. Atualmente faz parte do time de Marketing no Guia Empreendedor, onde é responsável pela estratégia de inbound marketing. Tem experiência em diversos segmentos como varejo, educação e tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 comentários em “Como funciona a obrigatoriedade da NFe?”

  1. Pessoal, fiquei apenas com uma dúvida. Ao prestar serviços para outras empresas eu entendi que preciso emitir a NF-e. Agora, eu preciso, também, enviar para o estabelecimento desse meu cliente, uma cópia da nota fiscal física, em papel? Isso é obrigatório?

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!