Cloud Computing para Pequenas e Médias Empresas

Cloud Computing para Pequenas e Médias Empresas
Bruno Sousa
Bruno Sousa
Full Stack Developer @ Globalweb Corp

Nos últimos 20 anos, a internet e os computadores mudaram a realidade empresarial. A evolução trouxe consigo uma grande aliada para as empresas modernas: cloud computing, tecnologia de informação e comunicação.

Neste momento, mais de 1 bilhão de pessoas estão conectadas à internet em todo o mundo. Devido a essa grande inserção tecnológica, os investimentos empresariais em computadores, softwares e conexões são cada vez maiores. Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), a internet banda larga é tão vital para as empresas quanto a eletricidade e a água. E quando falamos de pequenas e médias empresas (PME’s), a eficiência deve ser pensada como meta prioritária para que ela continue em pleno desenvolvimento. As novas tecnologias auxiliam bastante neste processo.

Através da internet, é possível vender produtos e serviços online para qualquer lugar do mundo, graças à pesquisa e ao fácil acesso às informações online, além de melhorar a comunicação entre clientes, parceiros e funcionários através de sistemas e aplicativos funcionais. Por exemplo, através de help desk e atendimento online, a resolução de problemas de clientes é muito mais rápida, além de ter um feedback a respeito da opinião dos clientes também.

Assim, o trabalho se torna mais eficiente. Hoje existem aplicativos capazes de automatizar tarefas diárias, como pedidos de clientes e NFe’s, de otimizar o tempo com contabilidade, já que fazem o controle de estoque e finanças, de acompanhar pedidos de clientes desde a produção até a entrega e de armazenar informações sobre produtos e clientes um único lugar, gestão completa de negócios… e tudo em nuvem.

Facilitar os processos da empresa significa direcionar mais esforços para o consumidor, dando a possibilidade de estreitar mais os laços com ele. Diante de todos os benefícios trazidos por softwares e aplicativos, a tecnologia é uma grande vantagem competitiva, uma vez que torna possível o acompanhamento da saúde e da rentabilidade de seus negócios.

Com informações da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Bruno Sousa
Bruno Sousa

Formado comunicador, estuda desenvolvimento web desde 2008. Em 2012, criou a própria marca e empresa a fim de ofertar serviços de hospedagem e soluções digitais; além de desenvolver diversos projetos para marcas de grande renome. Hoje atua como desenvolvedor full stack em parceria com a Globalweb em projetos de Cloud.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!