Como clínicas médicas podem fidelizar clientes de forma eficiente?

Como clínicas médicas podem fidelizar clientes de forma eficiente?

Recebo muitas perguntas de profissionais de saúde sobre como fidelizar clientes. Eles me dizem que, especialmente nos dias de hoje, manter a clientela fiel ao consultório ou clínica tem se tornando uma tarefa muito ingrata, pois as pessoas não hesitam em procurar outro profissional quando não têm suas necessidades devidamente atendidas.

Por essa razão, todo cuidado é pouco: é preciso adequar o seu empreendimento, seu atendimento e a sua vida profissional para oferecer a melhor experiência para as pessoas que formarão o público da sua empresa. Existem algumas atitudes práticas altamente eficazes para conseguir isso e é sobre elas que falarei no post de hoje! Confira:

Valorize a relação médico-paciente

Em qualquer área de atuação, valorizar a sua relação com o cliente é uma atitude fundamental. Mas quando pensamos no profissional da medicina, isso é ainda mais importante! O médico, embora seja um prestador de serviços como outro qualquer, é visto com outros olhos pelas pessoas. E, por essa razão, ele precisa ter um comportamento como tal.

O paciente que chega à clínica procura conforto, competência, conhecimento técnico e, muitas vezes, até um ombro amigo. Dar o máximo de valor à relação médico-paciente é o mínimo a fazer para mantê-lo fiel — eu, por exemplo, me consulto com o mesmo cardiologista há mais de dez anos! Um atendimento atencioso e adequado, especialmente no primeiro contato, é essencial para uma parceria longa e duradoura.

Invista no ambiente

O ambiente do consultório também é muito importante para a fidelização dos seus pacientes. A famosa sala de espera pode ser um ponto fundamental para conquistar a lealdade da clientela e trazer bons frutos para a empresa. Mesmo que indiretamente, sua clínica será lembrada pela limpeza e organização sob os mais diversos aspectos: se o lugar estiver com aparência suja, contar revistas antigas ou o bebedouro estiver sem água, por exemplo, as pessoas mais observadoras definitivamente não voltarão.

Procure oferecer conforto, com uma sala de espera agradável, poltronas confortáveis, bebedouro moderno, iluminação aconchegante, revistas recentes e um jornal do dia. Os detalhes fazem toda a diferença!

Saiba valorizar a sua imagem

Foi-se o tempo onde o médico podia “esperar sentado” a vinda dos seus pacientes. A grande competitividade e os preços elevados para manter uma clínica de qualidade exigem uma postura ativa na prospecção de clientes novos e muito disso passa pela valorização da sua imagem profissional. É indispensável praticar o marketing interno e externo para fidelizar clientes, ou seja, se preocupar com sua imagem e a divulgar de forma positiva, com ética, bom senso e dentro dos limites estabelecidos pelo Conselho Regional de Medicina. Isso inclui orientar os funcionários para que conheçam os pacientes pelo nome, confeccionar cartões com seu número de registro, especialidades e contatos e manter um website online, com informações úteis para as pessoas.

Abra sua agenda para fidelizar clientes

Oferecer o maior número possível de dias e horários é uma atitude inteligente para o médico que deseja fidelizar clientes. Tenho alguns amigos médicos que atendem aos sábados, o que é importante para uma parcela dos pacientes que não podem perder o trabalho. Se você puder atendê-los em dias e horários alternativos, certamente estará criando um diferencial! Os horários da agenda devem ser bem elásticos, proporcionando atendimento em diferentes períodos, e se possível à noite também. Não se esqueça também de reservar algumas vagas para as pessoas que pedem encaixes ou consultas de urgência.

Use um sistema de cadastro de clientes

Para fidelizar clientes, você precisa conhecê-los da melhor forma possível. E não há maneira mais eficaz e moderna de fazer isso do que com a adoção de um sistema de cadastro. Através dele, você consegue obter informações relevantes, que ficam disponíveis de forma acessível e organizada. Antes de desenhar suas estratégias, fazer mudanças ou tomar alguma decisão importante, esse programa acabar servindo como fonte de consulta, pois você terá ali o padrão da sua clientela e poderá monitorar o que vem dando certo ou não na sua clínica. Isso aproxima você do seu paciente, gerando um grande diferencial para o seu empreendimento.

Mesmo com todas essas dicas, ainda é importante que você conte com um especialista na área. Sendo assim, se você busca uma boa estratégia de fidelização, recomendo entrar em contato com a Fidelizii. Eles serão ótimos parceiros na sua jornada para fidelizar ainda mais clientes em seu negócio!

Essas são algumas das formas mais eficazes de fidelizar clientes em sua clínica ou consultório. São atitudes simples, mas que fazem toda a diferença e ajudam a ter melhores resultados no final do mês. E então, o que achou das dicas? Se tiver alguma dúvida ou quiser fazer alguma sugestão, escreva para mim aqui nos comentários que o #ClicoResponde!

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!