Como motivar pessoas a trabalharem melhor?

Como motivar pessoas a trabalharem melhor?
Mateus Pinto
Mateus Pinto
Co-fundador @ Neoside Agency

Como é difícil trabalhar com pessoas desmotivadas, vocês não acham? Comecei a pensar nisso após assistir a uma reportagem que dizia como uma crise econômica pode desestruturar a motivação dos profissionais, sob estresse e pressão. Então, resolvi reunir algumas dicas sobre como motivar pessoas e incentivá-las a trabalharem melhor. Não tenho dúvidas de que serão dicas preciosas para vocês!

Estimule o bom relacionamento

Muito se engana quem crê que motivação está diretamente relacionada a incentivos financeiros. Não vamos ser ingênuos de pensar que bonificações ou programa de benefícios não agradem os profissionais e os deixem mais motivados!

Mas é possível fazer muita diferença mesmo com pouco investimento. Estimular o bom relacionamento interpessoal, por exemplo, não gera custos altos. Veja como fazer isso:

Promova confraternizações para todos

O evento não precisa ser grandioso. Um simples happy hour ou oferecer salgadinhos e um bolo em comemoração aos aniversariantes do mês já propiciam ambiente no qual as pessoas são estimuladas a interagir entre elas com assuntos alheios às suas rotinas.

Integre familiares nas ações internas

Trazer familiares para dentro da empresa reforça os laços entre as pessoas, além de consolidar a empresa como uma segunda família. Sorteie pares de ingressos para cinema ou vouchers para pousadas e restaurantes como forma de incluir os familiares nos benefícios de trabalhar na sua empresa.

Estimule a interação entre equipes diferentes

Imagina a sensação do colaborador ao saber que uma sugestão dele foi bem aceita e teve sucesso em outro setor! Possibilitar que os profissionais experimentem a realidade de outras equipes permite uma unificação dos setores da empresa e uma compreensão melhor dos processos internos pelos colaboradores.

Experimente convidar o profissional a vivenciar a rotina de outros setores uma vez por bimestre, por exemplo. Se quiser saber mais sobre job rotation, já abordei este assunto aqui. Dê uma olhada!

Tenha uma liderança direta e transparente

Por mais que seja feio e não seja incentivado, sabemos que, quando reunimos grupos de pessoas, haverá formação de subgrupos, as conhecidas panelinhas, e até mesmo surgimento de boatos, fofocas e intrigas.

Ao perceber isso, seja impositivo! Converse individualmente com os profissionais envolvidos e, se sentir necessidade, convide-os para uma reunião na qual tratará do assunto de forma direta e transparente. E lembre-se sempre de ser justo!

Crie programas de incentivo

Mantenha sua empresa aberta às sugestões e estimule a participação de suas equipes através de programas, como games profissionais, nos quais as boas ideias são avaliadas, votadas e pontuadas.

Ao final de um ciclo, os mais participativos e as ideias que corroborarem com redução de custos ou inovações empreendedoras são bonificadas. Aqui sim, é interessante caprichar no prêmio. Que tal um final de semana em um hotel fazenda, um bom vale-compras ou mesmo um bônus salarial?

Mantenha um relacionamento imparcial

É comum que tenhamos mais afinidades com algumas pessoas. Mas é importante lembrar que uma das coisas mais desmotivadoras em uma equipe é um colega de trabalho ter regalias ou ser mais bem tratado que outro.

Por isso, trate todos com igualdade e faça disso um dos mandamentos de sua empresa, pois uma excelente receita de como motivar pessoas é justamente dando bons exemplos.

Estas são apenas algumas dicas de como motivar pessoas que reuni aqui. Existem várias ações de baixo custo que você pode testar com sua equipe. E se você já faz alguma, compartilhe aqui comigo, deixando suas ideias e experiências nos comentários!

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!