Como vai funcionar a Alphabet, nova empresa do Google?

Como vai funcionar a Alphabet, nova empresa do Google?

Talvez o dia 10 de agosto tivesse passado como uma data normal do calendário se o mundo dos negócios não tivesse sido bombardeado pelo surgimento de Alphabet, uma holding que acolherá sobre os seus braços institucionais diversas empresas, entre elas o Google. Mas calma, espera aí. Então quer dizer que o Google foi comprado? O que vai acontecer com o Youtube? E os meus e-mails nos Gmail? Calma. Se você estiver pensando em alguma dessas questões, vou te explicar tudo o que você precisa saber sobre a Alphabet no texto de hoje. Confira!

Alphabet de A a Z

Apesar do choque inicial da notícia, a verdade é que pouca coisa muda com a alteração da ordem de diretorias (e de importância empresarial) do Google. Ao contrário do que acontece em casos de mudança de marca (rebrand) ou recolocação no mercado, esta mexida interna do gigante da web só veio para ajudar a empresa a ter um maior controle naquilo que ela faz melhor — os produtos para a internet —, deixando para a Alphabet o comando de outros interesses da marca, como suas vertentes de startups e tecnologia. Mas e como fica o Youtube, Gmail e o sistema e buscas?

Os produtos do Google

Sob o comando do indiano Sundar Pichai (que recebeu o cargo de CEO das mãos do ex-presidente da empresa, Larry Page — que agora cuidará apenas da Alphabet) o Google terá o controle de várias marcas conhecidas como seu o Google Maps, o Android, o Youtube, além de sua grade de aplicativos, seu motor de buscas e seu sistema de anúncios on-line. Ou seja: tudo aquilo que estamos acostumados a ver e usar costumeiramente da empresa vai continuar do jeitinho que está. A mudança maior vai para outro lado.

As outras empresas do Google/Alphabet

Longe dos holofotes também existiam outros nomes bilionários que funcionavam paralelamente ao Google e que agora, após da divisão das vertentes da empresa, ganharam mais liberdade. Entre eles estão:

Nest

Criada por Tony Fadell (um dos sujeitos responsáveis pelo iPod), a Nest é uma empresa voltada para o mundo da “internet das coisas”, ou seja: aparelhos do dia a dia que podem também interagir e transmitir dados para web. Porém, mesmo com o surgimento da Alphabet, nada muda no fronte e o comando da casa continua nas mãos de Fadell.

Calico

Em busca de entender porque envelhecemos, a Calico é uma empresa de pesquisa que tenta descobrir formas de retardar os efeitos da idade.

Ventures

Imagine ter uma startup catapultada com investimentos — e dicas — do Google? Pois é isso que a Venturesfaz. De olho nas melhores iniciativas de diversos ramos diferentes do mercado, a empresa já apoiou o surgimento de diversos nomes, entre eles o do Uber.

Agora fica a pergunta: o que muda no mundo dos negócios com tudo isso?

Para o mundo dos negócios

Com a colocação do Google e outras marcas sob o guarda-chuva empresarial da Alphabet, seus diretores passam a mensagem para o mercado da importância de se apostar em diversos segmentos com uma mesma marca — algo já feito a anos por outros grandes nomes, como Unilever, Coca-Cola, Apple e Microsoft. E com mais marcas em diversos campos, também existe a possibilidade de diversos acertos e inovações chegando por aí.

Mostrando que não está cansado em surpreender as pessoas, o Google — agora Alphabet —  aponta mais uma vez para o mercado e para os consumidores que ele não está cansado e que ainda tem muita coisa pra fazer pela web e pelo mundo.

E você, gostou do meu post de hoje? Tem alguma ideia de qual pode ser o próximo passo do Google? Então não deixe de contar pra mim aqui na caixa de comentários!

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!