Finanças e Tributos

DIPJ: declaração deve ser feita até o fim de junho

 

DIPJ

Pessoas Jurídicas são obrigadas a enviar o acerto de contas com o Fisco. Veja quem se enquadra nessa necessidade

E já estamos no meio do ano. Junho chegou, a Copa está aqui e parece que foi ontem mesmo que estourei a champanhe e gritei Feliz Ano Novo! E, assim como me esqueci quase que totalmente do Imposto de Renda da Pessoa Física, dei por mim, há poucos dias, que está acabando o prazo da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ). Ai meu Deus!

O processo deve ser feito (pelo contador, claro) até o último minuto do dia 30 de junho. Fui buscar informações na receita Federal para entender exatamente quais companhias estão obrigadas a prestar esse tipo de contas.

Basicamente, é mandatório a todas as empresas privadas que estiverem em território nacional, independentemente de seu fim ou nacionalidade. Filiais, sucursais ou representações, no País, das pessoas jurídicas com sede no exterior, mesmo que não sujeitas ao pagamento do imposto de renda, também estão inclusas no pacote.

A Receita Federal também cita: sociedades em conta de participação, administradoras de consórcios para aquisição de bens, instituições imunes e isentas, sociedades cooperativas, empresas públicas e as sociedades de economia mista, bem como suas subsidiárias, o representante comercial que exerce atividades por conta própria.

Por outro lado, não estão obrigadas as empresas que fizeram opção pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (instituído pela Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, Simples Nacional), por deverem apresentar as contas via Declaração Anual do Simples Nacional (DASN).

Outras que não entram na necessidade são pessoas jurídicas inativas, por deverem apresentar a Declaração de Inatividade, além dos órgãos públicos, as autarquias e as fundações públicas.

E então, você se enquadra? Já entregou a sua? 🙂

 

Tem uma pergunta? o #ClicoResponde

Deixe uma resposta

Você pode gostar