Entenda a importância de um backup seguro para sua empresa

Entenda a importância de um backup seguro para sua empresa
Renato Panessa
Renato Panessa
Diretor Comercial @ Globalweb Outsearcing

Para começar esse artigo, vou contar uma história que aconteceu com uma amiga minha: um dia, ela perdeu a bolsa em algum lugar no Centro da cidade e, junto, perdeu várias informações pessoais e profissionais: carteira de identidade, carteira de trabalho e agenda de contatos.

Se para ela já foi um enorme prejuízo, imagine para uma empresa que trabalha com milhares de dados diariamente? Por esse motivo, resolvi escrever sobre a importância de um backup seguro para a sua empresa e os tipos de backup existentes. Veja tudo no conteúdo a seguir:

Tipos de Backup: Manual ou Automático

Basicamente, processos de backup podem existir manualmente ou automaticamente. Quando falo do backup manual, estou me referindo a quando copiamos manualmente arquivos para, por exemplo, um HD externo. Esse tipo de backup é muito importante para quem não quer perder seus arquivos, mas não tem tantos arquivos assim para copiar.

Para empresas — sejam elas pequenas, médias ou grandes —, recomendo as opções de backup automático. O backup automático geralmente requer algum investimento, mas livra seu negócio de ir “por água abaixo”. Eles são mais seguros e confiáveis pelo simples fato de deixarem cópias arquivadas em ambiente externo — que inclusive é livre de processos manuais.

Tenha segurança de suas informações

Não espere o pior acontecer. A mensagem é clara: backup é igual a segurança. Ter uma cópia segura de seus arquivos está diretamente relacionado à segurança da informação — e esse deve ser um dos lemas fundamentais do seu negócio. Principalmente no que se refere a dados financeiros de clientes, ou mesmo a informações sobre projetos ou a tomadas de decisão especiais. Imagina só que dificuldade seria perder essas estratégias depois de dias — ou até meses! — de planejamento? Ou então perder uma base de clientes completa, com todos seus cadastros! Como fazer uma boa gestão de clientes após isso? Difícil, viu. E se forem dados de cartões, ou valores? Nossas máquinas nunca estarão completamente imunes a vírus, a defeitos ou a acidentes, e, por isso, vale a pena investir em um bom backup.

Diga adeus às falhas humanas

Como disse, os processos de backup para empresas geralmente são automatizados. Isso acaba com possíveis falhas humanas, podendo naturalmente ocorrer em situações comuns durante um dia de trabalho. Por isso, se os arquivos são essenciais para saúde do fluxo de trabalho, procure começar a entender como automatizar uma atividade como essa — e, assim, reduzir as dores de cabeça. Dessa forma, você garantirá a integridade das informações geradas pela sua organização.

Nunca mais corra o risco de perder os arquivos

Caso você de fato tenha complicações como a de perder todos os arquivos da empresa — inclusive aqueles mais importantes! —, só o backup poderá resolver seu problema! Com um bom backup, você terá salvos todos os arquivos, de modo que será possível recuperar os dados. Dependendo do serviço contratado, ou caso os dados sejam armazenados na nuvem, você pode obtê-los muito rapidamente e ter sua tranquilidade de volta.

Concentre tudo em um só lugar

Além da segurança e da fácil recuperação, ter os dados em um só lugar ajuda na organização e na gestão das informações empresariais. Deixar os arquivos espalhados por diversos computadores pode ser um problema na hora que alguém precisar deles… O melhor é centralizar tudo para ter uma estrutura enxuta e pronta para atender às necessidades da empresa da melhor maneira possível.

No mundo atual, os dados são a cada dia vez mais importantes! Por isso, cuide sempre para que nada de errado!

Precaução em relação a problemas técnicos

Quem acompanha meus artigos sabe que sou um defensor incansável da implantação da tecnologia para otimizar os processos gerenciais. Mas, da mesma forma que a tecnologia é uma excelente ferramenta, também sabemos que nada é perfeito e podemos lidar com problemas técnicos que podem trazer alguns prejuízos.

Por isso, sempre oriento que seja feito um backup seguro dos dados da empresa (especialmente o backup automático), pois é fundamental para se precaver quanto a problemas técnicos e diminuir a possibilidade de ter danos irreparáveis.

Segurança contra possíveis acidentes

Assim como eu, tenho certeza de que você conhece alguma empresa que perdeu muita coisa do seu acervo por causa de acidentes como enchentes, incêndios e roubos.

Infelizmente, essas são situações que não podemos prever, mas podemos, sim, nos precaver. Visto que o backup é feito para lidar com situações emergenciais, esse são exemplos de casos em que ele é fundamental para evitar mais prejuízos e, assim, ser um mecanismo eficiente de segurança.

Ir além dos backups tradicionais

Backups de arquivos, documentos e de softwares (especialmente softwares relacionados à gestão da empresa) são costumeiros e extremamente importantes. Mas como sempre recomendo ir além do comum, oriento a realizar também backups de hardwares: especialmente computadores e peças fundamentais para o seu funcionamento (cabos, placas), ou seja, sempre ter esses equipamentos em estoque para situações de emergência.

Dessa forma, é possível garantir o funcionamento da empresa sempre a pleno vapor, evitando perdas e paradas por não ter como repor equipamentos que estão apresentando problemas e facilitando para que todas as ações norteadas no planejamento estratégico possam ser executadas corretamente.

Obter um melhor custo-benefício no gerenciamento de processos

Costumo bater muito na tecla de sempre valorizar a relação custo-benefício para evitar a típica situação do barato sair caro.

É evidente que quantos mais ferramentas necessitarem de um backup seguro, maior tende a ser o custo dessa ação, visto que pode ser necessário ter recursos avançados para que isso seja possível.

Mesmo assim, custear essa ação é muito mais barato do que arcar com possíveis prejuízos que podem comprometer não só a empresa, mas também os clientes, como perda de dados referentes a pedidos, informações pessoais e outras demandas, o que acredito ser um dos piores problemas que podem ocorrer dentro de qualquer organização.

Realizando um planejamento financeiro adequado é possível avaliar os melhores indicadores e as melhores formas de investir em um backup seguro para a sua empresa.

Quer ficar por dentro de todas as novidades e receber artigos interessantes como esse diretamente no seu e-mail? É fácil, assine a nossa newsletter e não perca mais nenhum conteúdo!

Renato Panessa
Renato Panessa

Diretor experiente com um histórico comprovado de trabalho na indústria de tecnologia da informação e serviços. Forte profissional capacitado em Rede de Área de Armazenamento (SAN), Banco de Dados Oracle, Armazenamento, Customer Relationship Management (CRM) e Gerenciamento de Serviços de TI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!