Faz tudo sozinho? Está com dificuldades para lidar com as responsabilidades do negócio? Precisa melhorar a sua gestão fiscal e consequentemente otimizar os processos financeiros? Sabe o que é um ERP e como ele pode lhe ajudar? Não?!

Então saiba que você está no lugar certo, pois aqui falarei justamente sobre isso. Se você deseja fazer a sua empresa crescer, capacitar-se como gestor e alcançar uma melhor qualidade de vida, não perca este artigo em hipótese alguma. Confira!

O que é um ERP?

Para começar, nada mais justo do que explicar o que é um ERP, sigla para Enterprise Resource Planning, que em português significa “Planejamento dos Recursos Empresariais”.

De forma clara e objetiva, um ERP nada mais é do que um software de gestão integrada que tem como propósito principal facilitar e organizar o controle das informações. Simples assim.

Ao empregá-lo no seu negócio, você poderá centralizar todos os dados que se referem ao gerenciamento das atividades, proporcionando, desse modo, uma visão ampla e completa de tudo o que ocorre: a comunicação entre as diferentes áreas da empresa será beneficiada, reduzindo assim as divergências.

No geral, as vantagens em utilizar um ERP são:

  • Redução de custos;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhora na tomada de decisões;
  • Maior facilidade para o cumprimento dos prazos.

Como um ERP ajuda na gestão fiscal?

Agora que você já sabe o que é um ERP, deve estar se perguntando como essa ferramenta pode ajudar na gestão fiscal, certo? Pois bem, por dar acesso às informações que permitem administrar os recursos e processos da sua empresa, posso destacar, nesse caso, os seguintes aspectos:

Maior controle das despesas

Um dos seus grandes benefícios, sem dúvida, é a possibilidade de enxergar mais claramente quais são os gastos do negócio. Devido às funcionalidades do ERP, você poderá controlar o estoque, as compras e o seu orçamento tudo em um único lugar, o que lhe ajudará a entender o que pode ser eliminado em relação aos custos e despesas, por exemplo.

Melhor controle do fluxo de caixa

Por estruturar as obrigações no que diz respeito às contas a pagar e receber, a utilização de um ERP também lhe auxiliará no controle do fluxo de caixa, um problema bastante comum principalmente nas pequenas e médias empresas.

Esse é um ponto que merece ser destacado, afinal de contas, um fluxo de caixa bem gerenciado é teoricamente uma garantia de resultados saudáveis, havendo crescimento ou não.

Monitoramento da emissão de notas fiscais

Não menos importante, está o monitoramento da emissão de notas fiscais, um trabalho que exige muito cuidado, até porque, erros cometidos aqui podem resultar em boas dores de cabeça.

Ao optar por um ERP, a execução dessa atividade se tornará mais simples, rápida e eficiente, diminuindo os erros e evitando os problemas com o fisco.

Enfim, os benefícios para a gestão fiscal são evidentes, por isso, se você ainda não tinha considerado a ideia de adotar esse tipo de software, repense sobre o assunto. Aderir a essa solução é certamente uma ótima escolha, fundamental para quem deseja crescer com saúde.

O que achou deste artigo? Gostou? Então assine a newsletter do Vouclicar.com agora mesmo e receba os melhores conteúdos diretamente em seu e-mail!

Matérias relacionadas:

Tecnologia

VER todos