O que é faturamento e sazonalidade?

O que é faturamento e sazonalidade?

Uma coisa impacta diretamente na outra e deve ser conhecida para garantir um melhor planejamento financeiro

Outro dia fiz um post explicando sobre a importância que tem para nós, empreendedores, entender alguns termos de finanças. Por manter essa posição que, hoje, trago dois outros conceitos para olharmos com atenção: faturamento e sazonalidade.

Faturamento é tudo aquilo que é faturado em nome de sua empresa: a receita obtida com a venda de seus produtos ou serviços. Ele flutua conforme a demanda do consumidor, o que o mercado chama de “sazonalidade”.

Explico: uma loja de brinquedos vê, naturalmente, uma procura maior por produtos em datas comemorativas de Dia das Crianças e Natal, por exemplo. Em Dia dos Pais ou das Mães, por sua vez, são esperadas queda ou estabilidade. São comportamentos sazonais, ou de época, já conhecidos e catalogados no setor em que você atua.

Esse tipo de conhecimento não deve ser considerado como perfumaria ou algo voltado somente para empresas de maior porte: consciência sobre o comportamento do consumidor é ferramenta de trabalho para empresas de todos os portes. É superimportante que haja uma compreensão sobre ondas de maior e menor procura para que você possa fazer seu planejamento financeiro, de estoque e dimensionamento de equipe.

 

Clico

O Guia empreendedor é o ecossistema de empreendedorismo que tem como principal proposta ajudar os empreendedores a darem o próximo passo na criação de um negócio de sucesso. Ajudamos nas resoluções dos problemas rotineiros que todo empreendedor tem na gestão do seu negócio através de Conhecimento, Networking e Tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 comentários em “O que é faturamento e sazonalidade?”

  1. Existe maneiras para você vender mais e todos os dias do ano, mas as empresas não tem voltado seu olhar para isso, uma pena, porque acabam que dependendo desses períodos para vender, ai o fluxo de caixa nunca é constante. Parabéns pelo artigo, gostei muito.

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!