Os investimentos invisíveis da franquia

Os investimentos invisíveis da franquia

Além do custo inicial, devem ser considerados existem taxas, royalties e capital para estrutura

Montar franquia é igual comprar um apartamento: não dá para olhar somente para o custo principal, é preciso estar preparado para as despesas adicionais.  Buscando informações sobre o tema, encontrei uma notícia no site Infomoney que me abriu os olhos sobre esses valores que, apesar de serem invisíveis em uma primeira olhada, podem pesar no bolso e inviabilizar a operação.

Separei aqui para vocês:

Taxa de franquia

É o pagamento pelo uso da marca. Normalmente, ocorre em uma parcela única, no fechamento do contrato. O valor depende da força da franquia e supera a casa dos milhares de reais.

Capital para estrutura

A preocupação com o espaço e montagem do estabelecimento é de responsabilidade do fraqueado. O ambiente, no caso de atendimento ao público, deve seguir um padrão de design pré-estabelecido. No caso de franquias de serviço sem atendimento direto ao público, esse custo costuma ser bem mais baixo, por não haver necessidade de padronização. Fique atento!

Capital de giro

Dinheiro chama dinheiro. O capital de giro é essencial para iniciar as operações. Essa reserva serve para cobrir as despesas referentes às necessidades iniciais da empresa, como manutenção do estoque e contas a receber.

Royalties

É como se fosse o aluguel mensal pelo uso da marca do franqueador. Normalmente, nesse valor está embutido o apoio ao franqueado, como treinamento, supervisão das unidades franqueadas, etc. Costuma ser uma porcentagem sobre o faturamento, variando, dessa forma, conforme os resultados obtidos.

E então, você estava preparado para isso?

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!