Tecnologia

Os melhores estão migrando para a Amazon Web Services (AWS)

Amazon Web Services (AWS)
Amazon Web Services (AWS)

destaque_blog

Saiba como é possível economizar em infraestrutura utilizando Cloud Computing

A computação em nuvem facilita a inversão de uma tendência descrita pelo Gartner: a maioria das organizações está gastando 80% do seu investimento e tempo de TI com manutenção e sustentação de projetos e Datacenters e não com projetos e soluções inovadoras.

Segundo um estudo do IDC, em cinco anos de utilização da nuvem, o TCO (total cost of ownership, ou custo total da posse) pode chegar a 70% de economia em comparação a um ambiente dentro de casa. Além disso, o estudo concluiu que a TI aumenta a agilidade e a produtividade em 52% e reduz o tempo de parada de sistemas em até 72%, sobretudo utilizando a infraestrutura da AWS. Atualmente, ela é considerada a líder em serviços de cloud na modalidade IaaS pelo Gartner, por conta de seus preços baixos e do número de soluções, funcionalidades, recursos e segurança que oferece.

O que é a AWS?

A AWS é um conjunto completo de serviços de infraestrutura e aplicativos que permitem aos clientes executar praticamente qualquer aplicação na nuvem: de aplicações corporativas a projetos de Big Data, Social Games e aplicativos móveis. Ela possui infraestrutura global em 9 regiões, dentre elas Sydney, Tóquio, Cingapura, Irlanda, Oregon e São Paulo.

Razões para migrar ainda hoje para a AWS

  • Centenas de milhares de empresas em 190 países ao redor do mundo e em todos os setores estão usando os benefícios fornecidos pela nuvem da Amazon Web Services.
  • Você pode utilizar a estrutura da AWS para expandir a sua infraestrutura existente para a nuvem, migrar aplicativos existentes e dados para a nuvem ou construir novos aplicativos, sites, serviços e linhas de negócios com alta escalabilidade.
  • A AWS tem uma ampla experiência de mercado, atuando desde 2006 em âmbito mundial e desde 2011 no Brasil.
  • AWS é um prestador de serviços com foco em nuvem e tem uma visão muito sofisticada de recursos de TI de baixo custo e altamente automatizados, entregues de uma maneira flexível sob demanda.
  • Por três anos seguidos, a AWS aparece como líder no quadrante mágico do Gartner e conquistou uma larga distância em relação aos seus concorrentes. Em 2013 alcançou uma liderança em participação de mercado esmagadora, com mais de cinco vezes a capacidade computacional em uso do que o total agregado dos outros 14 provedores que aparecem no Quadrante Mágico de 2013.
  • É um líder de pensamento extraordinariamente inovador, excepcionalmente ágil e muito sensível ao mercado. A AWS tem o mais rico portfólio de produtos IaaS e está constantemente expandindo suas ofertas de serviços e reduzindo seus preços.
  • Soluções como Microsoft, Oracle e SAP também tem os seus produtos integrados e disponíveis na AWS.
  • A AWS obteve várias certificações relacionadas à segurança, conformidade e auditorias.
  • A AWS possui múltiplas zonas de disponibilidade dentro das suas regiões. Elas são, efetivamente, múltiplos data centers próximos uns aos outros. Os serviços da AWS são planejados para rodar as aplicações mais facilmente através dessas múltiplas zonas de disponibilidade.

Cases de Sucesso

Conheça a história de alguns clientes AWS no Brasil.

Anhanguera: uma das maiores universidades do Brasil e um dos maiores usuários do Moodle, uma plataforma de e-learning para aprendizagem colaborativa. Quando a Anhanguera precisou escalar a plataforma para atender à demanda do usuário, aproveitou a AWS para construir uma solução que entregasse confiabilidade para aplicativos e crescesse com a população de usuários.

Hidrovias do Brasil: A Hidrovias necessitava de uma infraestrutura de servidores e armazenamento de dados que comportasse o crescimento do seu negócio na América Latina. Com a utilização da AWS, foi evidente a diminuição do custo, a agilidade gerada para a Tecnologia da Informação e a redução do tempo entre a demanda e oferta de serviços.

Rede Globo: a emissora utilizou as soluções AWS para evitar a compra desnecessária de hardware e software para uso pontual e dimensionado pela demanda de pico, aliada à possibilidade de confiabilidade e redundância proporcionada pela nuvem.

Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS): O ONS lida com situações inesperadas e, para isso, conta com a tecnologia da Nuvem da AWS para planejar e estudar sobre essas situações desconhecidas.

GOL Linhas Aéreas: A GOL desenvolveu um sistema de intranet que pode oferecer várias opções de entretenimento para os passageiros durante o voo. Combinando um conceito inovador com a especialização técnica da AWS, a companhia aérea ganhou agilidade e diminuiu o tempo de introdução no mercado sem necessidade de investir em equipamento local.

case_image_blog

 
Referências:
http://www.gartner.com/technology/reprints.do?id=1-1IMDMZ5&ct=130819&st=sb
http://aws.amazon.com/pt/
VERAS, Manoel. Arquitetura corporativa de Nuvem: amazon web services (AWS) / Manoel Veras prefácio José Papo. Ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2013.
 
 
Tem uma pergunta? o #ClicoResponde

You Might Also Like

One comment

  1. 1

Comments are closed.