Empreendedorismo

Por que a sua empresa precisa ter uma boa gestão da qualidade?

 

Gestão de Qualidade

Hoje eu vim falar sobre como a gestão da qualidade tem sido um assunto tratado com muita importância pela maioria das empresas, inclusive aquelas pequenas e médias, que estão dando seus primeiros passos no universo do empreendedorismo.

É verdade que a exigência do mercado vem aumentando. Os clientes estão buscando não só uma maior qualidade, mas também características que satisfaçam suas expectativas e necessidades. Por isso, quem não se adéqua pode estar perdendo oportunidades não de venda, divulgação e crescimento.

Portanto, no post de hoje eu vou explicar um pouco mais sobre gestão da qualidade para que você entenda como ela pode ajudar o seu negócio.

O que é gestão da qualidade?

A gestão da qualidade compreende qualquer atividade que tenha o objetivo de dirigir e controlar uma organização. O sentido é trazer melhorias para produtos ou serviços, sempre buscando garantir a completa satisfação das necessidades dos clientes — seja em relação ao que está sendo oferecido ou à superação de suas expectativas.

Essa gestão é feita através de processos contidos no sistema de gestão da qualidade (SGQ), que abrangem e suportam toda a estratégia da organização, contribuindo para a melhoria contínua.

Estágios da gestão da qualidade

A gestão da qualidade é composta por alguns estágios, tanto para empresas que oferecem produtos quanto para as de serviço. São eles: análises e melhorias de processos, organização, eliminação de improvisos, planejamento, controle, implementações e educação continuada.

Certificação ISO 9001

A Certificação ISO 9001 é uma grande referência de implementação dessas estratégias e normas. As organizações certificadas pela ISO (International Organization for Standardization) se tornam reconhecidas pela competência no que oferecem, atendendo requisitos de qualidade internacionais.

Essa norma guia a empresa a realizar um trabalho focado no gerenciamento por processos. Isso é feito através de aprimoramento por meio de monitoramentos dos objetivos e indicadores, possibilitando aos gestores as melhores tomadas de decisões, além de facilitar possíveis ações de correção e prevenção. O ISO 9001 foca também na melhoria e aperfeiçoamento constantes e na satisfação dos clientes.

Quais são os benefícios?

Os ganhos com a implantação de uma boa gestão da qualidade afetam os mais diversos setores do negócio, desde a redução dos custos operacionais — uma vez que se eleva a eficiência, diminuindo os gastos — até o aumento da satisfação e fidelização de clientes — por garantir (ou até superar) as expectativas.

Os colaboradores passam a trabalhar com mais eficiência e entendimento das suas atividades, mais motivados e com melhor desempenho. Aumenta também a transferência de conhecimento entre os membros da organização, pelo fato de todos os funcionários e gestores priorizarem a excelência.

Para que o nível de comprometimento da organização seja alto e os objetivos sejam atingidos, é preciso que todos estejam engajados na causa e que haja um forte apoio dos líderes e da alta direção.

Investir na implementação da gestão da qualidade na sua empresa possibilita o aumento da produtividade, eleva a economia de recursos, diminui as chances de retrabalho e, principalmente, ajuda a empresa a oferecer o melhor produto para o seu cliente. Sem contar com o aumento da sua competitividade e visibilidade no mercado!

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado! Quer ficar sempre por dentro das novidades aqui do blog? Curta nossa página do Facebook para receber as informações que eu compartilho por lá!

Deixe uma resposta

Você pode gostar

Torne-se um empreendedor de sucesso!