Empresário e Pessoa física

Quando é a hora de contratar os primeiros funcionários da sua empresa?

 

Primeiros Funcionarios

A contratação de funcionários é um momento que gera muitas dúvidas nos empreendedores de primeira viagem. Eu vejo a mesma situação acontecer com frequência: a empresa começou a crescer, mas o dono do negócio não tem experiência em contratações, não sabe quais são os custos envolvidos, nem mesmo tem certeza se chegou mesmo a hora de fazer isso ou não.

Foi pensando nisso que eu preparei este artigo, para te ajudar a identificar se a sua empresa tem os “sintomas” de quem precisa contratar funcionários novos para o negócio. Vamos lá?

O atendimento está deixando a desejar

Acho que nem preciso falar sobre a importância de atender bem os seus clientes, né? Deixá-los felizes e satisfeitos com o serviço ou produto que oferece é o melhor caminho para se manter no mercado por muito tempo.

Esse é um sinal de alerta que tenho visto em muitos negócios: o acúmulo de funções e a sobrecarga de trabalho sobre cada colaborador acaba tornando o atendimento ruim. Fique de olho nos feedbacks negativos dos clientes e até mesmo dos próprios funcionários. Se você notar que isso está acontecendo em seu negócio, é hora de reforçar a equipe!

Recusando trabalho?  Hora de contratar funcionários!

Bem, esse é um dos sinais mais claros de que é preciso contratar, porque a regra natural desse jogo que chamamos de “mundo dos negócios” é que as empresas corram atrás dos clientes e ocasionalmente sejam rejeitadas, e nunca o contrário.

Assim, se você estiver recusando trabalho por conta da agenda lotada, é bom pensar seriamente na adição de novos membros ao seu time. A contratação tornará possível aceitar mais demandas e gerar mais lucros para o seu empreendimento.

A vida pessoal dos funcionários está prejudicada

É claro que, uma vez ou outra, será necessário estender o horário de trabalho, seja para corrigir um problema ou alcançar um prazo muito apertado. Mas, a partir do momento em que todos os funcionários respiram trabalho e ninguém mais tem vida fora da empresa, é porque já passou da hora de procurar um profissional para ajudar com as atividades.

Em minha experiência, vejo que colaboradores que fazem hora extra demais podem ficar muito desgastados e gerar prejuízo para a empresa por cometer erros sérios ou até desenvolver problemas de saúde devido ao excesso de trabalho.

O momento é de expandir as operações

A maioria dos empreendedores buscam alçar voos bem mais altos, desde um MEI que procura triplicar as vendas da sua loja no próximo ano até o dono de uma pequena fábrica desejando importar seu produto, e todos eles enfrentam o mesmo dilema: devo contratar agora?  A resposta é simples: sim! Quando você deseja alcançar mais do que a sua estrutura atual permite, é importante reforçar seu time primeiro para evitar um desastre depois.

Você já tentou todas as possibilidades

Talvez você estivesse pensando esse tempo todo que, para resolver os problemas que eu mencionei acima, não seja necessariamente o caso de contratar funcionários, que basta remanejar quem já está na empresa ou tentar outras alternativas.

Realmente, é importante se certificar de que os problemas estão acontecendo por falta de pessoal e não por outros motivos, caso contrário esse pode ser um investimento perdido. Mas se você fizer uma análise sincera e ver que as soluções não funcionaram, pode começar a vasculhar o mercado à procura de novos membros para fazer parte do seu time!

Agora que você já conhece alguns dos sinais de alerta que indicam a melhor hora de contratar funcionários, continue acompanhando de perto a situação da sua empresa. E quando decidir contratar, não se esqueça de montar um planejamento de qualidade. Isso já me poupou muitas dores de cabeça e tenho certeza que também vai te ajudar!

E você, já passou por esse momento de aumentar o time? O que mais deve ser levado em conta nesse momento? Deixe seu comentário, compartilhe sua opinião!

One comment

  1. 1

Deixe uma resposta

Você pode gostar