#1 Especial Segurança – Como identificar se o seu site foi hackeado

#1 Especial Segurança – Como identificar se o seu site foi hackeado
Mateus Pinto
Mateus Pinto
Co-fundador @ Neoside Agency

Qualquer falha de confiança entre clientes e marca pode representar o fim de uma empresa

Nesta semana aconteceu uma coisa que me deixou de cabelo em pé – um amigo meu teve o site de sua empresa invadido por hackers. Eu achei que isso acontecesse apenas com grandes corporações, bancos, ou marcas visadas – não com uma PME familiar. Fiquei assustadíssimo e fui buscar mais informações sobre o tema.

Descobri um relatório de uma empresa de segurança, a Symantec, e meu medo apenas aumentou: segundo a pesquisa, 77% de sites corporativos legítimos têm vulnerabilidades exploráveis. Em outras palavras, têm alguma portinha aberta, facilitando a invasão. Outro dado é que um em cada oito endereços de web possuem algum tipo de vulnerabilidade séria, ou seja, tem uma portona aberta para este tipo de ação. Horrível, não é?

A grande questão, no caso do meu amigo, é que ele demorou dias para perceber o que tinha acontecido. E como ele recebia solicitações de compra pelo endereço eletrônico, teve os dados de seus clientes interceptados por esses ladrões virtuais.
Os riscos de uma invasão são vários, mas vou colocar aqui o que mais me preocupa: Injetar código malicioso, que poderá redirecionar os usuários ambientes falsos, mas parecidos com seu site, e roubar senhas e informações da freguesia. Para pequenas e médias empresas, uma crise de confiança gerada neste tipo de situação pode, simplesmente, acabar com anos de investimento no negócio. Deus me livre!

Depois da crise, descobrimos que o Google possui um serviço gratuito para identificar se o seu site já foi hackeado ou não.
Basta entrar no Google e digitar o endereço de seu site. Se, abaixo do resultado dele, estiver a informação “Este site pode danificar seu computador”, você provavelmente está com problemas com hackers.

No próximo post desse especial, falarei sobre o que fazer depois que isso acontece. Fique de olho!

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!