Tecnologia

Tecnologia na nuvem: veja agora os 4 benefícios para o seu negócio

 

Tecnologia na nuvem: veja agora os 4 benefícios para o seu negócio

Se antes o uso da tecnologia era adotado apenas por grandes empresas, hoje ela deve fazer parte de qualquer empreendimento. Entre os recursos mais adotados e que pode trazer mais benefícios para o seu negócio está a tecnologia na nuvem, também conhecida como cloud computing ou computação na nuvem.

Mas por que tantos empreendedores têm adotado a tecnologia na nuvem e como ela pode ajuda-lo a resolver os desafios da rotina do seu negócio? Hoje irei te ajudar a resolver todas as suas dúvidas e, claro, trazer os principais benefícios da computação em nuvem. Venha conferir!

Tecnologia na nuvem, o que isso quer dizer?

Resumidamente, podemos falar que a tecnologia na nuvem se refere ao uso de serviços (arquivos, programas ou recursos de computação) a partir de informações que estão armazenadas em um servidor conectado à internet.

Parece complicado, eu sei, mas você já utiliza este serviço sem saber. Afinal, quando você atualiza seus dados em sua rede social, está fazendo uso da tecnologia em nuvem. Até mesmo verificando o saldo bancário da empresa via bankfone, lá está o cloud computing.

Quais os benefícios da computação em nuvem?

Vamos ao que interessa? Veja agora os 4 benefícios que esse serviço traz para seu negócio.

1. Redução de despesas

Começo a lista de vantagens falando da economia que a tecnologia na nuvem traz para as pequenas e médias empresas. Primeiro, você paga pelo serviço que utiliza porque existem programas totalmente flexíveis para o seu negócio.

Outro ponto importante é que acaba a necessidade de compra de hardwares para instalar, adquirir licenças e configurar os serviços. Ao implementar a tecnologia na nuvem em seu negócio, sua empresa “aluga” o hardware necessário, com acesso aos últimos recursos de tecnologia a um custo bastante acessível.

Como resultado, sua empresa também economiza espaço, consumo de energia e outros requisitos de TI. Isso sem falar na diminuição de despesas com instalação, manutenção de hardware, atualização e suporte. Se você juntar todos esses custos, perceberá a economia inestimável que a tecnologia em nuvem oferece.

2. Mais segurança no armazenamento de dados

Só quem já perdeu ou teve problemas com um computador sabe da importância de um backup seguro. E pior que o risco de perder um equipamento é a perda de dados confidenciais e estratégicos do seu negócio.

O cloud computing é uma excelente maneira de evitar esse problema. Afinal, com os seus dados armazenados na nuvem, eles podem ser acessados não importa o que aconteça com os computadores de sua empresa.

Existe um trabalho constante das empresas que prestam o serviço na nuvem em relação à segurança dos dados, com o uso de certificados de segurança e criptografias. Sendo assim, você pode dar adeus àquele desespero de não ter feito backup dos seus arquivos mais importantes.

3. Maior integração da equipe

Quanto maior o número de funcionários colaborando em um único documento, então maior é o risco de haver alguma confusão, especialmente se vocês ainda trabalham enviando arquivos anexados de um e-mail para o outro.

Quando sua empresa migra para a computação em nuvem, todos os arquivos ficam centralizados em um único ambiente. Maior visibilidade leva a uma melhor colaboração e agilidade na resolução de problemas. Mais uma prova de que a tecnologia é importante também para o andamento das rotinas da sua empresa e para o melhor desempenho de sua equipe.

4. Mais flexibilidade

Outro benefício da nuvem é acessar aos arquivos e informações da empresa de qualquer dispositivo e lugar, a qualquer momento.

Assim, a computação em nuvem permite a criação de arranjos flexíveis de colaboração, como o trabalho remoto. Mas a nuvem não é útil apenas para o trabalho fora da empresa, como também torna mais fácil o trabalho dos empreendedores na gestão de seus negócios.

Depois de ver alguns dos benefícios que a tecnologia na nuvem traz para o seu negócio, aposto que você não vê a hora de aderir a ela agora mesmo, certo? Entre em contato conosco e encontre a solução perfeita para sua empresa!

Deixe uma resposta

Você pode gostar