Vale a pena investir numa solução de ERP online?

Vale a pena investir numa solução de ERP online?
Mateus Pinto
Mateus Pinto
Co-fundador @ Neoside Agency

A rotina de um gestor de negócios não é fácil. Se ele tivesse apenas que lidar com as suas rotinas internas, certamente teria um alívio um pouco maior, é claro — embora essas tarefas demandem tempo e requeiram profissionalismo e seriedade. Acontece que, infelizmente, existem também uma série de processos externos, principalmente ligados aos órgãos governamentais, como o Fisco. No Brasil, o empresariado enfrenta a loucura de ter que destinar aproximadamente 110 dias só para organizar a gestão tributária.

Para organizar todos esses processos internos e externos e se manter no pário com a concorrência, não tem mais como fugir: a automação é a única saída! Até mesmo pequenos negócios, como quiosques de rua, contam com esse tipo de solução. Hoje, resolvi falar sobre uma dos mais importantes sistemas que podem ser adquiridos para organizar esses processos: O ERP online — uma ferramenta simples e que pode ajudar muito o seu negócio!

Afinal, o que é o ERP?

O ERP é um sistema que permite a automação de todos os processo internos e externos da organização. Com ele, você pode integrar as informações difundidas pela empresa, criando uma coesão entre todos os departamentos.

Quer um exemplo prático? É o caso dos estoques, das finanças, das vendas e do marketing, setores em que as informações precisam ser integradas para garantir o dinamismo do negócio. A equipe de vendas, por exemplo, precisa comunicar as baixas para os estoques e os resultados para o marketing, que deve planejar as suas ações de acordo com os resultados da empresa. As finanças, por outro lado, precisam de todos esses dados imediatamente, já que é nesse setor que fazemos o planejamento dos gastos.

Hoje, o ERP possui integração direta com a internet, fornecendo uma série de benefícios para o gestor. Vamos conferir logo abaixo!

Os principais benefícios do ERP Online

Integração direta com o fisco

Hoje, o Fisco já é integrado à internet e usa uma série de sistemas avançados, como o SPED Contábil, por exemplo. Acontece que, para que a empresa realmente aproveite desse tipo de comodidade e agilidade, ela precisa de um sistema interno integrado ao Fisco — e um ERP online pode garantir esse tipo de integração.

Controle full time

Muitas vezes, o gestor enfrenta problemas para conseguir as informações quando mais precisa. Ele pode estar em uma reunião de negócios, por exemplo, ou até precisar de dados de equipes que estejam em campo. Outro grande benefício de contar com um ERP Online é o fato de que o empreendedor garante que todas essas informações sejam atualizadas e coletadas de qualquer lugar e a qualquer hora.

Mobilidade para todos

Por fim, como você já deve ter percebido no nosso último tópico, a mobilidade conquistada por conta desse tipo de ferramenta é inigualável. É a melhor alternativa para as empresas que necessitam atuar com equipe em campo, onde as informações são geradas externamente e precisam ser coletadas em tempo real, para uma tomada de decisão mais ágil.

Integração dos setores

Por fim, o grande diferencial de um ERP online é a integração de todos os departamentos da empresa. As informações transitam e são atualizadas com muito mais facilidade, o que é excelente para o negócio. Com isso, você evita os erros humanos, o uso de planilhas fixas e uma série de outras tarefas que tomam mais tempo do que resolvem os problemas de gestão. Essa pode ser, portanto, a ferramenta que está faltando no seu negócio!

Gostou do nosso post? Então assine a nossa newsletter e ficar por dentro de muito mais!

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!