Windows XP: quase 20% das PMEs ainda estão em risco de segurança

Windows XP: quase 20% das PMEs ainda estão em risco de segurança

Sistema operacional deixou de receber atualizações da Microsoft em abril. Quem ainda o utiliza fica exposto a malwares e invasões

Há algum tempo tratamos aqui no Guia Empreendedor do fim do suporte da Microsoft ao Windows XP, você se lembra? Isso foi no dia 8 de abril de 2014. Agora em 24 de junho, veio uma notícia alarmante: 18% das pequenas e médias empresas de todo o mundo ainda usam o sistema operacional, mesmo que ele não receba mais atualizações da fabricante.

A pesquisa foi publicada pelo site Olhar Digital e produzida pela empresa de segurança Bitdefender com 5 mil empresas de diversos países, tais como Brasil, EUA, Reino Unido, Austrália, Alemanha e Espanha.

Em um primeiro momento, você pode se perguntar: tudo bem, mas qual o problema disso? E a questão é bem mais séria do que você imagina: como a Microsoft encerrou o suporte ao sistema, ele não recebe mais as atualizações de segurança. Ou seja, quem o utiliza está exposto a ataques e malwares.

Além disso, segundo a própria Microsoft, o Windows XP consome 5x mais energia que o Windows 8. E as novas versões dos programas que virão provavelmente também não serão mais compatíveis com o sistema antigo. Já li em alguns sites e grupos do Facebook, por exemplo, usuários comentando que têm o Windows XP e que receberam uma notificação de atualização de determinado plug-in. Seguiram o processo mas, no fim, um erro impediu a conclusão do comando.

Será preciso atualizar o sistema para uma versão mais recente, como o Windows 8.1. Caso sua máquina não tenha as especificações necessárias para uma versão tão moderna, você pode optar por um sistema operacional aberto, como Ubuntu, ou até mesmo o Windows 7.

banner_windowsxp_compusoftware

E então, qual sistema operacional você usa? Vai precisar fazer a atualização? Se tiver alguma dúvida, mande para a gente. Toda sexta-feira o #ClicoResponde a uma questão.

 

[button link=”https://guiaempreendedor.com/duvidas-de-como-gerir-sua-empresa-mande-para-nos-que-o-clicoresponde/” target=”blank” color=”8BC751″ icon=”fa-check” size=”large” tooltip=”Tire sua dúvida”]Tem uma pergunta? o #ClicoResponde[/button]

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!