Comunicação

7 Técnicas para aumentar as vendas da sua empresa

 

Tecnicas para Aumentar as vendas

E então, meu amigo empreendedor, como estão os seus negócios ultimamente? Não é a primeira vez que venho aqui para compartilhar dicas sobre como aumentar as vendas. No entanto, depois de um certo tempo de trabalho, é fácil ver como algumas dessas técnicas de vendas já estão na boca do povo. Quase não vale a penas ficar reforçando cada uma delas.

Claro, eu também sei que há muitas dicas importantes que nem sempre são colocadas em prática ou que não recebem a devida atenção da grande massa de empreendedores. Talvez seja por isso que alguns ainda estejam com dificuldades para equilibrar o faturamento.

Se esse é o seu caso, não se preocupe, estou aqui para ajudar! Neste post, você vai conhecer 7 técnicas para aumentar as vendas no seu negócio. Acompanhe!

1. Considere montar um time de vendas

time-de-vendas

Dependendo do tipo de negócio que você conduz e dos produtos que vende, pode ser bem difícil conseguir pagar as contas sem investir na atração de clientes. Mesmo com campanhas de marketing e um bom ponto de vendas, algumas coisas simplesmente não se vendem sozinhas. Portanto, você terá que fazer pesquisas, ligações e perguntar o que os consumidores pensam sobre a sua marca e seus produtos.

No entanto, uma pessoa não constrói um grande negócio sem ajuda. Se você é muito competente em sua área, mas não tem experiência ou talento em vendas, pense em montar um time específico para isso. Mesmo que você contrate alguma assistência, ainda vale a pena ter um grupo 100% dedicado a isso.

2. Foque em eficiência em vez de quantidade

Tem gente que pensa que aumentar as vendas significa atender mais clientes por dia, até mesmo fora do horário comercial, perder um pouco do sono e todos aqueles sacrifícios. Calma, não é bem isso. Você pode ter que investir um pouco mais no começo, mas a ideia é que consiga fazer mais com menos no futuro.

Isso é eficiência! Se eu consigo atender 10 pessoas por dia e realizo 1 venda, por exemplo, meu objetivo não é ligar para mais 10 pessoas e fazer mais 2 vendas, mas sim fechar 2 ou 3 negócios nessas mesmas 10 ligações. Dessa forma, eu economizo meus recursos, meu tempo e minha energia, além de ganhar mais no processo. Para que essas ações sejam eficientes, é indispensável que você faça uma gestão de vendas.

3. Saiba quando insistir e quando desistir

Um dos grandes dilemas de muitos empreendedores é: eu insisto em um cliente para não comprometer meu nome ou o deixo de lado e procuro outro? Acredite, já vi muito disso. No entanto, a resposta é: depende.

Normalmente, um novo empreendedor acaba desistindo logo de cara de um cliente que recusa o serviço, mas isso nem sempre é bom. Há muitas pessoas que só precisam de um pequeno estímulo para fecharem uma compra.

Por outro lado, se esse não for o caso, você terá dedicado ainda mais tempo e energia a uma pessoa que não trará lucro. Assim, saber identificar a categoria de cada consumidor é a chave para otimizar seu trabalho de captação. E é aí que entra nossa próxima dica.

4. Pense nas necessidades de seus clientes

Como saber se seu produto é relevante para uma determinada pessoa? Se você parar e pensar em quais são as principais necessidades de seu público, certamente os argumentos ficarão mais claros.

Tente se colocar no lugar de seus próprios clientes, pensando sempre em quais são suas demandas e o que seu produto ou serviço faz para supri-las. A partir daí, você terá alguns pontos para convencer seu cliente a fechar uma compra maior ou ajudar seu time de vendas a completar mais contratos.

Em todo caso, é sempre uma boa ideia saber o que seu público precisa para, assim, planejar novos produtos, ofertas e afins.

5. Dê mais benefícios a clientes especiais

No geral, todo cliente é importante para sua empresa, e você deve tratar todos com bastante cortesia. Pelo menos é o que eu penso. Mas, como você já deve saber, sempre há aqueles clientes que compram com frequência, que são fáceis de lidar e que, de forma geral, são bem lucrativos. Nada mais justo que dar um presente em troca, não é?

Agora, o que você pode não saber é que essa é outra técnica bem comum para aumentar as vendas. Oferecer recompensas para clientes que consomem acima de certa margem ou que fazem compras o tempo todo estimula os outros consumidores a fazer algo a mais. Ser mais flexível com um cliente fácil de lidar é outra boa ideia, já que você deve fechar negócios de forma rápida.

6. Torne-se uma autoridade em sua área

Estabelecer confiança entre público e empresa é um tanto complicado quando o seu cliente não conhece suas credenciais. Você não aceitaria informações sobre física nuclear de qualquer estranho que encontrasse no meio da rua, não é? Sua tarefa é justamente passar de desconhecido a especialista aos olhos do público.

Há várias formas de fazer isso, como prestar consultorias, palestras, criar blogs com materiais relevantes, entre outras coisas. E, claro, sempre mantenha contato com todos os leads após a venda. O que nos leva ao próximo ponto.

7. Invista na fidelização de clientes

fidelizacao de clientes

Já passou a época em que fechar um negócio significava apenas isso, ou seja, mais uma venda concluída. Na verdade, após essa etapa o seu trabalho está apenas começando! É hora de continuar enviando mensagens, entender melhor aquele cliente e oferecer outras opções para que ele fique cada vez mais satisfeito e, eventualmente, volte para fazer mais uma compra.

Um cliente fidelizado proporciona muito valor para sua empresa. Além de ser aquele que oferece rentabilidade mais estável para você, também é o mais fácil de captar novamente. Enquanto você mantiver uma boa relação com seus consumidores, sempre terá uma base sólida para conseguir mais vendas.

Agora que você conheceu outras técnicas para aumentar as vendas, o que está esperando para colocá-las em prática? Se quiser continuar recebendo minhas dicas, é só assinar a newsletter do blog. Assim, você terá acesso a informações relevantes diretamente em sua caixa de entrada.

Deixe uma resposta

Você pode gostar