Com intuito de promover um ambiente corporativo mais agregador, a Ótica Center – uma das mais completas e melhores franquias do País – possui um planejamento completo de treinamentos e mentorias para todos seus funcionários e franqueados.

“Todo treinamento é um processo de aprendizado, que pode ser realizado de várias maneiras. Mas, uma questão crucial é determinar o objetivo desses ensinamentos, o ponto de partida precisa ser transparente e estar alinhado com quem está aprendendo. Com o foco claro, traçamos quais as melhores maneiras de passar os conhecimentos e entender quais são as maiores dificuldades”, explica o Diretor Operacional da Ótica Center, Marcio Kendi.

Pensando nisso, a Ótica Center desenvolveu um calendário completo de treinamentos e mentorias que é iniciado assim que o franqueado investe na marca. Desde temas como layout, contratações e treinamento de caixa, além de montagem e processos gerenciais, os conteúdos são transmitidos para os franqueados e todos os colaboradores das lojas em aulas ao vivo e online, que ficam disponíveis para posteriores consultas em uma plataforma da franqueadora. Esses treinamentos são cíclicos e disponibilizados todas as semanas com temas focais diferentes.

Os treinamentos passam por temas que contam com decisões do franqueado, auxílio nas contratações – com objetivo de encontrar perfis que estejam adequadas ao modelo de negócio -, treinamentos funcionais que explicam todos os processos administrativos e gerenciais com intuito de preparar adequadamente todos os funcionários das unidades para qualquer adversidade e ações diárias.

Além disso, semestralmente, a franqueadora indica que os treinamentos sejam revistos, com intuito de circular com mais potência a cultura da marca. “Em nossas mentorias, intercalamos a teoria com vivência prática. O novo franqueado, por exemplo, tem a oportunidade de ir em uma outra unidade para acompanhar e entender todo o funcionamento junto com o gerente e funcionários. O objetivo é que eles possam conhecer e ter a oportunidade de viver certas experiências antes de iniciarem o desafio em sua própria unidade”, conta o diretor.

O executivo ainda aponta que os treinamentos não são impostos aos franqueados, mas, sim, sugestões, que foram criadas a partir de aprendizados que tempo os ensinou. “Quando não temos uma estrutura de processos e treinamentos, não temos total assertividade. O objetivo das capacitações é oferecer caminhos para que os franqueados tenham uma melhor fidelização dos clientes e eficiência dentro das suas unidades”, completa o executivo.

Treinamentos operacionais, como esses da Ótica Center, visam melhorar as vendas, aumentar a fidelização e satisfação dos clientes e franqueados. “É preciso aprender a ensinar. Só assim conseguiremos oferecer um bom treinamento. Com feedback rápido e metodologia, é necessário incluir conferências para entender se as pessoas realmente aprenderam. É preciso mostrar a prática antes da teoria”, finaliza Kendi.

Matérias relacionadas:

Empreendedorismo

VER todos