Estamos vivendo um momento muito difícil em todo o mundo, pouco se sabe a respeito do corona vírus, e o pouco que sabemos é que ele chegou e transformou diretamente a vida das pessoas. Do dia pra noite fomos obrigados as transformar as nossas rotinas, sem tempo algum para qualquer tipo de planejamento.

Diariamente somos bombardeados com notícias e com posicionamentos opostos, uns defendendo o isolamento total e outros defendendo o isolamento vertical em que os grupos de riscos estariam protegidos em suas casas e o restante da população voltaria a trabalhar. Nesse cenário muitas empresas se esforçam para manterem seus negócios ativos, grande parte já é usuária de soluções em nuvem que possibilitam acessos a diversos serviços, desde compartilhamento de arquivos, VPNs, CRMs, emissões de notas fiscais, dentre outros.

A evolução da telefonia corporativa

Essas empresas com essa diversidade de soluções já acreditavam ser aptas a operar com seus colaboradores em home office, muito bem, realmente grande parte do problema já estava resolvido. Mas e o telefone da empresa? Como atendo o ramal da empresa na minha casa?

Os números da telefonia fixa residencial estão em queda, ano a ano, muitas pessoas tem seus provedores de Internet fornecendo linhas quase que de graça e muitas pessoas nem conectam o aparelho telefônico nas portas do modem pois ninguém mais fala no telefone residencial, preferem o celular, pois além de mais prático é ilimitado para qualquer operadora. Só que no mundo corporativo a regra do jogo é diferente, os números de telefones fixos aumentam, principalmente  se medirmos os prefixos habilitados das novas operadoras  autorizadas que disputam o grande mercado das concessionárias.

Muito desse aumento se deve a adoção dos serviços de PABX VIRTUAL, PABX na NUVEM ou PABX CLOUD, terminologias utilizadas para a tecnologia de telefonia IP.  

Já temos muitas empresas no Brasil utilizando essa tecnologia, que é antiga e ganhou força nos últimos anos com a melhora da entrega de Internet e também com a queda dos preços ofertados.

Então temos um cenário onde temos empresas que, já adotaram a tecnologia e viraram suas operações rapidamente para home office mantendo seu telefone corporativo ativo e tocando normalmente, atendendo em telefones IPs ligados na banda larga residencial, em aplicativos no celular e também no computador, do outro lado empresas que ainda não adotaram a tecnologia e que precisam decidir rapidamente em meio a pandemia o melhor fornecedor desse tipo de solução para trocar seu PABX físico para uma solução em nuvem.

Qual o caminho seguir? Como decidir?

Analisamos as 5 maiores empresas do setor  e montamos um quadro comparativo levando os principais pontos na contratação de um PABX na NUVEM envolvendo desde autorização na Anatel, até as soluções e planos de minutos e telefones IP, tudo isso para ajudar a sua empresa a entender melhor cada uma delas. Vamos lá!

Esperamos que o quadro ajude na sua decisão e que logo sua empresa possa viabilizar o trabalho em home office dos seus colaboradores, não perca negócio e que consiga manter seus negócios em meio a crise que o mundo está passando. Sucesso!

Matérias relacionadas:

Tecnologia

VER todos