Reveja sua gestão para 2015

Reveja sua gestão para 2015

Sabe aqueles erros que você sabe que existem mas vai deixando passar com a confusão de coisas a entregar durante o ano? É hora de acabar com eles!

Não é necessário começar um novo ano para rever as “certezas” que temos na gestão da empresa. Contudo, podemos aproveitar esse período de recesso e de sensação de reinício para melhorar algumas práticas e, até mesmo, encerrar aquelas que não dão certo.

Tenho algumas dicas para compartilhar com vocês, com base em minha experiência.

Separe.Suas.Contas.Pessoais.Das.Corporativas

Até quando você vai misturar convênio médico das crianças com fatura de fornecedor? Tudo bem que a empresa é sua, mas nem por isso ela deve ser menos profissional. defina um pró-labore adequado pelo seu trabalho, que dê conta de suas despesas pessoais, e pare de misturar as coisas que não devem ser misturadas. E, também, não empreste funcionários para fazerem seus serviços pessoais. Leve sua empresa a sério para que os outros façam o mesmo.

Tenha um plano de negócios

Sempre falo muito sobre isso por aqui, e acho que vou citar esse tema para sempre. É importantíssimo que seu plano de negócios para o ano, com ações e provisionamento financeiro, esteja programado antes mesmo de 2015 começar. Se não deu tempo, corra!

Ouça mais

Você não tem as respostas certas para tudo. Ouça a opinião dos seus funcionários e fornecedores mais amigos sobre a expectativa para os negócios e melhorias que poderiam ser feitas no dia a dia da empresa. Implante ações sempre que elas forem boas para todos – e não desprivilegie uma pessoa ou um departamento específico.

O que deu errado?

Você é capaz de fazer uma análise clara do que deu errado no ano que passou, tanto envolvendo suas atitudes quanto estratégias de negócios? Faça uma lista do que poderia ter sido melhor e pense em coisas para evitar que elas se repitam em 2015. Caso esses enganos sejam de responsabilidade de outras pessoas, prepare seus funcionários também.

Trate a gestão de sua empresa de forma profissional

Chega uma hora que toda empresa deve amadurecer seus sistemas de gestão e controle. Não deixe as informações de sua empresa – seu principal bem – espalhadas em planilhas fora da rede, individualizadas nos computadores dos funcionários. Aposte em um sistema de gestão que te ajude a controlar tudo e centralize as informações em um único banco de dados, para evitar desencontro de conteúdo e réplicas desatualizadas entre os computadores da empresa.

Fique à vontade para engrossar a lista comentando este post!

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!