5 dicas de gestão de vendas para o seu Pet Shop

5 dicas de gestão de vendas para o seu Pet Shop
Renato Panessa
Renato Panessa
Diretor Comercial @ Globalweb Outsourcing

Muitas vezes, eu percebo um erro conceitual grave no pensamento de alguns empreendedores: eles acham que fatores como sorte e mercado são os mais primordiais no processo de vendas. Embora não possa se negar que esses itens tenham sim influência nos resultados, o fato é que conquistar mais ou menos negociações depende muito mais de uma série de decisões acertadas que um gerente e sua equipe podem tomar.

A venda é um processo complexo, que deve ser entendido como tal e encarado como um desafio para qualquer corporação. Ele precisa ser estudado com afinco e — acima de tudo — aperfeiçoado sempre que possível, com um gerenciamento eficaz. Quer conhecer as melhores dicas de gestão de vendas para o seu Pet Shop? Então confira o artigo que preparei sobre esse tema:

Acerte na contratação

O primeiro passo para uma gestão de vendas eficaz deve ser tomado já na hora da contratação. Afinal, se você errar nesse momento, terá que gastar tempo, trabalho e possivelmente dinheiro para consertar esse vacilo.

Especialmente em pet shops, que são empreendimentos que lidam com os mais diversos tipos de animais e também com pessoas de estilos diferentes, algumas características são indispensáveis nos funcionários: simpatia, carinho com os bichos, boas qualidades de comunicação etc. Se você contar com pessoas que possuam esse perfil, você já larga na frente na hora de gerenciar.  


Melhore os processos

Em tempos de alta concorrência em praticamente todos os setores, a melhora constante dos processos é algo desejável para praticamente qualquer empresa. E no ramo dos pet shops, a coisa não muda de figura.

Não aposte apenas na intuição ou no talento dos seus colaboradores: esclareça a cultura e os valores da empresa, as suas metas em curto, médio e longo prazos, ofereça treinamentos constante e se mostre solícito para resolver qualquer dúvida. Dessa forma tudo sairá da melhor forma e sua gestão fica muito mais tranquila.  

Recompense seu time

Se você implanta uma cultura de meritocracia em seu negócio, a gestão se torna muito mais natural e coletiva. Para isso, você pode beneficiar sua equipe quando os lucros forem maiores, oferecer bônus quando houver crescimento e algumas vantagens para seu time quando as metas forem alcançadas.

Assim, mais do que nunca, os colaboradores se esforçarão em busca do bem comum e trabalharão em conjunto para que não haja nenhum tipo de falha que possa minar os resultados.  

Faça reuniões com toda a equipe

Reuniões de equipe são uma ótima maneira de melhorar a gestão do pet shop, pois nesse momento todos os colaboradores — independentemente do nível de hierarquia — deverão ter a chance de expressar sua opinião e suas ideias.

Elas também servem para estimular o compartilhamento de informações entre os membros da equipe de vendas, permitindo assim a criação de uma visão abrangente da empresa e facilitando bastante o trabalho dos gerentes e administradores.

Retenha talentos

Se você seguiu todos os outros passos, certamente estará implantando uma cultura que facilita a gestão do seu pet shop. Por isso mesmo, o ideal é evitar a alta rotatividade profissional e manter esses funcionários muito mais tempo ao seu lado.

Busque fortalecer o vínculo do seu pessoal com a empresa, manter um ambiente agradável, com salários justos e valores que tragam apelo institucional para o negócio. Assim sua gestão de vendas ficará muito mais fácil!

Gostou do conteúdo? Aprendeu a melhorar sua gestão de vendas? Então não deixe de conferir também esse artigo que ajudará a melhorar o seu controle de estoque!

 

Renato Panessa
Renato Panessa

Diretor experiente com um histórico comprovado de trabalho na indústria de tecnologia da informação e serviços. Forte profissional capacitado em Rede de Área de Armazenamento (SAN), Banco de Dados Oracle, Armazenamento, Customer Relationship Management (CRM) e Gerenciamento de Serviços de TI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!