5 dicas para deixar seu ponto de venda mais atraente e vender mais

5 dicas para deixar seu ponto de venda mais atraente e vender mais
Mateus Pinto
Mateus Pinto
Co-fundador @ Neoside Agency

O ponto de venda, para o varejista, é o local mais importante da loja, pois é ali que o consumidor tem o primeiro e principal contato com o produto e com a marca. Eu, por exemplo, fui ao shopping em um dia desses e fiquei encantado com algumas vitrines bastante chamativas. Não deu outra – saí de lá carregado de sacolas!

Fiquei depois pensando: o que faz essas vitrines serem tão atraentes? Minhas conclusões? Acompanhe abaixo 5 dicas bem legais para deixar seu ponto de venda mais chamativo e vender mais!

Conheça seu ponto comercial

A localização da sua loja é um elemento fundamental para você basear todas as suas estratégias de ponto de venda. As lojas que visitei no shopping são bem diferentes daquelas de rua, por exemplo, em termos de público.

Além disso, varia também o tempo dedicado pelo público à vitrine nos dois casos. Em shoppings, esse tempo é bem maior do que na rua (quem vai ao shopping está geralmente passeando), o que permite ao lojista trabalhar o ponto de venda de forma mais complexa, com mais elementos e maior complexidade na comunicação. Na rua, o ponto de venda deve atrair o potencial consumidor de maneira imediata e impulsiva, uma vez que ele muitas vezes está ali apenas de passagem e com pressa.

Invista no visual

Qualidade de produto, preço e atendimento são exemplos de fatores importantes na hora da venda, mas secundários quando o assunto é atrair o consumidor para o ponto de venda. O mais importante de todos é o componente visual — formas, cores e texturas que, combinados estrategicamente, chamam a atenção de forma imediata.

O visual do ponto de venda deve seguir um padrão de formas e cores, de preferência as mesmas da sua marca. Mas tome cuidado com profusão de cores, pois isso pode confundir o cliente — escolha três e trabalhe com elas. Posicione também toda a comunicação à altura dos olhos do cliente e leve isso em especial consideração no caso de produtos infantis.

 

ebook Guia gestao de vendas b2c

 

Preste atenção à luz

Vitrines e pontos de venda em geral tendem a ser locais fechados, portanto, a luminosidade presente ali faz toda a diferença! Por meio da configuração de luz é possível destacar um produto ou suas qualidades e compor um ambiente agradável para seu cliente, ambos fatores estratégicos para aumentar as vendas.

Utilize temas na decoração

Uma boa ideia que sempre vejo em vitrines e pontos de venda (em especial de shoppings) são composições e decorações temáticas de datas especiais, como carnaval, páscoa e natal. Se bem desenvolvidas e produzidas dentro de uma estratégia de marketing promocional, essas ideias podem atrair muitos potenciais compradores para a sua loja.

De forma geral, ao montar uma vitrine temática, o ideal é que você “conte uma história”. Ou seja, use elementos que se relacionem e conversem entre si, compondo uma espécie de “narrativa” no imaginário do cliente. Isso contribui para que seja construída uma relação emocional e um vínculo entre sua marca e o público.

Procure inovar sempre

Dinamizar o ponto de venda é essencial para não cansar o olhar do cliente. Se eu voltar ao shopping amanhã e encontrar as vitrines iguais, será uma grande decepção e terei a sensação de que não deveria ter voltado lá!

Ou seja, troque periodicamente os produtos, objetos e até mesmo toda a decoração da vitrine. Procure novas ideias, partindo sempre daquele tipo de estratégia que funciona melhor, garantindo boas vendas!

Gostou de saber mais sobre pontos de venda? Assine a newsletter e receba diretamente no seu e-mail todas as dicas do blog!

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!