5 dicas que vão te ajudar a dominar vendas B2C

5 dicas que vão te ajudar a dominar vendas B2C
Renato Panessa
Renato Panessa
Diretor Comercial @ Globalweb Outsourcing

Olá, empreendedores! Nesses últimos meses, estive bem ocupado com um projeto secreto, do qual não podia falar nada para vocês. Mas agora que ele foi concluído (com sucesso!), posso compartilhar um pouco dessa experiência: um amigo me convidou para ajudar as vendas B2C da empresa dele. Então, resolvi contar os passos que seguimos para te ajudar a dominar as vendas B2C. Vamos lá?

Mas, qual é mesmo a diferença entre B2B e B2C?

Esqueceu? Tudo bem, vamos tirar essa pedra do caminho: O B2B (“Business to Business”, ou Empresa para Empresas) se trata de vender produtos e serviços para outras empresas. Já o B2C (“Business to Consumer”, ou “Empresa para Consumidor”) envolve atender ao consumidor final.

Com isso, a abordagem do B2C é diferente do B2B, e listamos 5 dicas para você fazer isso direito:


1. Conheça seu consumidor

Logo no início, nós percebemos o quanto era essencial conhecer bem o nosso consumidor, para quem nós estávamos vendendo, pois essa relação teria de ser bem próxima para dar certo.

Então, construímos personas, que são representações fiéis do cliente ideal, o que nos ajudou a saber quais são as dores, dúvidas e expectativas dos possíveis clientes. Assim, ganhamos a base para a nossa estratégia de vendas.

2. Siga um processo de vendas

Não dá para aumentar as vendas, seja em B2C ou não, sem seguir um processo, e foi isso que fizemos logo em seguida. Esse processo permite que todos estejam alinhados na mesma estratégia, sabendo como agir no presente e qual o próximo passo a dar.

Para nós o processo era criar conteúdo relevante para a nossa persona, cultivar o interesse dos leads e marcar reuniões quando eles estivessem qualificados o suficiente.

3. Aposte nas emoções

O ser humano não se baseia só na razão, e não é na hora de comprar que as emoções iriam ficar de fora, não é mesmo? Em vez de ignorar esse detalhe importante, use-o como uma vantagem.

Mas, se você está pensando “Como isso é possível?”, é o seguinte: em cada ação de marketing, post publicado ou contato direto, faça o público te amar por mostrar personalidade e dar ajuda prática.

Modéstia à parte, nesse assunto eu sei do que estou falando, ok?

4. Conte histórias interessantes

Para fazer o público te amar, é preciso primeiro conseguir prender a atenção dele, e a melhor maneira de fazer isso é contando histórias interessantes, com as quais ele possa se identificar.

Por exemplo, a Coca-Cola não fala de refrigerantes nos seus comerciais, fala de momentos em família, amizades, música, esportes e outros temas que se encaixam perfeitamente no cotidiano do público.

O melhor de tudo: você não precisa do orçamento da Coca-Cola para contar boas histórias e conquistar o seu público-alvo.

5. Esteja presente online

Por fim, outro ponto vital para o sucesso da nossa estratégia foi investir desde o início em uma presença online forte. As redes sociais são canais fantásticos de comunicação e, parando para pensar, nos ajudaram em cada etapa da jornada: ao nos aproximar dos leads, contar histórias e apelar para as emoções.

Dominar as vendas B2C e fazer o negócio decolar não foi fácil, mas seguindo esse processo nós conseguimos ótimos resultados  — o meu amigo está pulando de alegria neste exato momento!  —  e com certeza você também terá bastante lucro por focar nas necessidades do consumidor e dar a atenção que ele merece.

E aí, se lembra de alguma dica que eu não listei aqui? O que você costuma fazer para se destacar no mercado B2C? Deixe seu comentário!

Renato Panessa
Renato Panessa

Diretor experiente com um histórico comprovado de trabalho na indústria de tecnologia da informação e serviços. Forte profissional capacitado em Rede de Área de Armazenamento (SAN), Banco de Dados Oracle, Armazenamento, Customer Relationship Management (CRM) e Gerenciamento de Serviços de TI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!