5 passos e cuidados para um negócio com crescimento saudável

5 passos e cuidados para um negócio com crescimento saudável

O caminho natural que todo empreendedor deseja seguir é o desenvolvimento do negócio, certo? Mas quantas dicas a gente ouve por aí que falam apenas do sucesso, sem deixar claro as ações práticas para chegar até ele? Por que não se discute sobre crescimento saudável?

É justamente sobre isso que eu falo neste artigo. Reuni 5 passos e cuidados compartilhados por grandes empreendedores que podem servir de inspiração e ajudar você na expansão do seu negócio. Vamos lá?

1. Organize as finanças para um crescimento saudável

O combustível para que seu negócio prospere e renda cada vez mais frutos depende de uma boa gestão financeira. Por isso, o primeiro passo rumo ao crescimento saudável da sua empresa é pulso firme no controle do orçamento.

Olhe com atenção seu fluxo de caixa e verifique se é viável a melhoria da gestão das contas a pagar e receber, ficando sempre de olho na possibilidade de reduzir custos, buscar menores taxas ou até mesmo trocar os prestadores de serviços. É na redução das despesas que você começa a reunir recursos para o crescimento da empresa.

O demonstrativo de resultados é mais uma ferramenta indispensável na organização das finanças. Com ele, você pode acompanhar a saúde financeira do negócio e pensar nos planos de expansão.

2. Adote um software de gestão

Quanto maior a empresa, maiores são as responsabilidades fiscais, financeiras e com a equipe. Já pensou em como pode ser difícil tomar conta de todos esses aspectos só com planilhas e processos manuais?

E aqui vai um conselho amigo: adote o quanto antes um software de gestão. Também conhecida como ERP, essa ferramenta integra em uma única plataforma todos os dados de gerenciamento das atividades do seu negócio.

Isso gera mais praticidade nas rotinas administrativas. Portanto, o software contribui diretamente para redução de custos, maior produtividade e cumprimento dos prazos, além de melhorar a tomada de decisões a partir de dados precisos. Resumidamente, é o passo certo rumo ao crescimento saudável.

3. Invista no capital humano

Dinheiro e tecnologia são recursos indispensáveis na expansão dos negócios, mas eles não valem muito se você ainda comete erros na gestão de pessoas. Propor metas impraticáveis e não ouvir o que a equipe tem a dizer sobre as rotinas de trabalho adotadas são apenas alguns dos problemas que podem comprometer os planos de crescimento saudável.

Sendo assim, invista na capacitação da equipe, valorize aqueles profissionais que estão ao seu lado desde o início e mantenha um canal de diálogo aberto para críticas e sugestões. Considere ainda a possibilidade de contratação para cargos necessários rumo à expansão da empresa.

4. Cultive o bom relacionamento com o cliente

Se você não conhece os gostos e o perfil dos seus clientes, então sugiro que comece uma pesquisa agora mesmo. São eles que transformam a dinâmica do mercado e ditam as necessidades que o seu negócio precisa suprir.

Além disso, não se esqueça de manter um serviço de excelência e oferecer canais de atendimento para que esses clientes possam opinar sobre sua empresa.

5. Capriche nas estratégias de marketing

O crescimento saudável também precisa de um bom plano de marketing pensado em larga escala. Por isso, avalie sua marca e faça com que ela represente as estratégias e ações de expansão da sua empresa, mantendo sempre a boa reputação dos produtos e serviços oferecidos.

E como anda a responsabilidade social do seu negócio? Ainda não tem uma estratégia nesse sentido? Esse tipo de ação melhora a imagem da sua empresa e atrai a simpatia do mercado e do público consumidor, que tendem a escolher empresas que apoiam causas sociais.

Gostou das minhas dicas? Tenho certeza que com esses 5 passos e cuidados você certamente vai conquistar o crescimento saudável do seu negócio. Posso dar um último conselho? Assine minha newsletter e acompanhe todas as dicas e histórias que eu compartilho por lá. Nos vemos em breve!

Clico

O Guia empreendedor é o ecossistema de empreendedorismo que tem como principal proposta ajudar os empreendedores a darem o próximo passo na criação de um negócio de sucesso. Ajudamos nas resoluções dos problemas rotineiros que todo empreendedor tem na gestão do seu negócio através de Conhecimento, Networking e Tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!