5 tendências de marketing digital essenciais para PMEs

5 tendências de marketing digital essenciais para PMEs

Eu gosto de me atualizar o tempo todo para não ficar de fora do que anda acontecendo no mercado. Com as constantes inovações e a velocidade das mudanças e revoluções, acho importante seguir as tendências do marketing digital, para não ficar pra trás.

Para que você também não fique por fora do que anda acontecendo, vou mostrar neste post quais são as principais tendências de marketing digital atualmente, pois sei que elas podem fazer toda a diferença para uma PME. Acompanhe comigo as que considero mais importantes e entenda como elas podem te ajudar nos negócios:

Inbound marketing

O Inbound Marketing, ou marketing de conteúdo, se dedica a conquistar o interesse das pessoas e não apenas uma venda. A ideia principal dessa forma de marketing é criar e compartilhar conteúdo voltado para um público-alvo previamente definido, visando construir um relacionamento com esse público.

O processo inbound consiste, basicamente, de cinco etapas: atrair tráfego, converter visitantes em leads, converter leads em vendas, fidelizar clientes e encantar esses clientes, fazendo com que promovam a sua marca. Existem várias formas de utilizar essa estratégia de marketing, mas vou citar algumas que tenho visto que são muito usadas e dão bons resultados:

  • Publicação de post de blog: o blog é uma excelente plataforma para oferecer conteúdo educativo e informativo, que pode ser facilmente encontrado pelos potenciais clientes.
  • Conteúdo em mídias sociais: o conteúdo produzido alcança mais interação com os leitores quando compartilhado nas redes sociais. Lá também é mais fácil engajar e envolver os clientes.
  • Webinars e podcasts: webinar é um tipo de webconferência, onde o público assiste um palestrante e pode participar através de um chat, enviando perguntas ou comentários. Já o podcast é uma transmissão através de arquivo de áudio. Ambos são excelentes ferramentas de comunicação e interação, nos quais a empresa pode oferecer conteúdo relevante ao seu público.
  • Guest posting: consiste em convidar algum especialista em um assunto de interesse de seu público para escrever um artigo para seu site ou blog ou oferecer conteúdo relevante para ser publicado em outras páginas.
  • Ebooks e whitepapers: mais consistentes e aprofundados em determinado tema do que os post de blog, são ferramentas úteis para oferecer conteúdo e se posicionar como autoridade e referência sobre um assunto.

 

curso online marketing de conteudo

 

E-mail marketing

Por mais que alguns insistam em dizer que o e-mail já caiu em desuso e tornou-se um recurso obsoleto isso não é verdade. No marketing digital ele ainda é uma das partes mais importantes do marketing e das vendas e, se bem utilizado, seus resultados são reais.

E-mail marketing consiste na utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, diferenciando-se do spam por duas características: é enviado com o consentimento do cliente e oferece a opção de que esse cliente possa decidir deixar de recebê-lo quando quiser.

Ou seja, você tem uma audiência muito mais qualificada, pois envia seu e-mail para quem escolheu recebê-lo. Dentro dessa tendência, destaca-se a newsletter, que é um boletim periódico enviado com regularidade aos clientes e visitantes com informações interessantes e relevantes.

Redes Sociais

As redes sociais, como Facebook, LinkedIn e Instagram são canais de contato e informação muito utilizados. Atualmente, mais de 3 bilhões de pessoas usam recorrentemente as redes sociais para criar relacionamentos com a sua rede de amizades.

Sabendo disso, empresas do mundo inteiro se posicionam nas redes sociais, buscando um ponto de contato ainda mais próximo ao consumidor. Existem uma série de estratégias de marketing digital que podem ajudar o seu negócio com mídias sociais. Se você precisar atender o seu clientes, ter a sua marca mais vista ou até mesmo vender mais, as redes sociais podem ser uma boa pedida.

Através das redes sociais o seu público pode tirar dúvidas, aprender sobre a sua empresa, fazer pedidos, e até mesmo compartilhar a sua marca para os contatos dele. Afinal, quando um usuário gosta da sua marca, o relacionamento com a sua empresa pode se tornar um hobbie. Nada mal não é mesmo?

Em suma, quando a rede social bem utilizada, ela pode fazer uma verdadeira mudança no crescimento do seu negócio.

Mobilidade: uma das maiores tendências em marketing digital

O acesso à internet, através de smartphones e outros dispositivos móveis aumentou muito nos últimos anos. Não dá mais para fazer marketing sem pensar no acesso móvel.

Antes de mais nada, é importante analisar como é a experiência do seu cliente quando ele busca informações sobre sua empresa usando um desses dispositivos. Vale investir em aplicativos, porém também é preciso pensar que o seu site ou loja virtual deve ter um layout responsivo, ou seja, uma versão otimizada para a experiência mobile.

Dessa forma, o carregamento do site é otimizado e a resolução é adaptada para o tamanho da tela de um smartphone ou tablet. Da mesma forma, é importante pensar que a maioria das pessoas utilizam o celular para navegar nas redes sociais. É essencial pensar também nos links que você divulga por lá: se for de uma página com versão para celular, a experiência poderá aumentar a taxa de conversão do seu site. O ideal mesmo é pensar em toda a jornada do cliente otimizada para os dispositivos móveis.

SAC 2.0

Esta é a versão melhorada e atualizada do serviço de atendimento ao consumidor. Nessa nova tendência, você não espera o cliente entrar em contato com sua empresa através do telefone, mas monitora sua marca, vê onde ela tem sido mencionada e se posiciona, interagindo com os clientes. Aqui, resolver problemas de forma rápida é essencial.

Isso porque, com esse novo canal entre cliente e empresa se encontra, principalmente, nas redes sociais, onde o cliente tem voz ativa e quer respostas às suas dúvidas e reclamações. É uma excelente ferramenta para melhorar o relacionamento com eles, gerando conversas e interação. Mostre que, por trás da sua página social há alguém interessado no que o cliente tem a dizer. Isso vai te ajudar muito, inclusive a transformar clientes insatisfeitos em novas oportunidades de venda.

As pessoas estão cada vez mais conectadas no digital, não somos nós que vamos ficar de fora, certo? Você já tem feito um bom uso dessas tendências de marketing digital em sua empresa? Se ainda não, espero que com essas dicas de hoje você possa repensar suas estratégias. Afinal, eu tenho certeza de que, entrando nessa onda, você conseguirá mais clientes e sua empresa se destacará.

Gostou das dicas de hoje? Quer ficar sabendo toda vez que um novo post como esse aparecer? Então siga a gente no Facebook e fique sabendo em primeira mão toda vez que eu postar um conteúdo novo!

Avatar
Adolfo Felipe da Silva

O Adolfo Felipe tem 23 anos, e 6 deles são de experiência com marketing e vendas. Atualmente faz parte do time de Marketing no Guia Empreendedor, onde é responsável pela estratégia de inbound marketing. Tem experiência em diversos segmentos como varejo, educação e tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!