6 dicas para o Planejamento Estratégico de 2016 da sua empresa

6 dicas para o Planejamento Estratégico de 2016 da sua empresa

Será que você sabe o que é o planejamento estratégico e todos os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio? É exatamente sobre isso que o seu amigo Clico aqui vai te falar no texto de hoje!

Separei 6 dicas valiosas para o planejamento estratégico de 2016 da sua empresa, além de mostrar o que deve ser feito e quem deverá ser envolvido neste processo. Além disso, eu também vou te falar sobre os benefícios que ele poderá trazer para sua empresa e de quanto em quanto tempo o planejamento deve ser elaborado. Vamos lá? Acompanhe a seguir!

1. Anote todos os detalhes

Para começar um bom planejamento estratégico, eu te aconselho a colocar no papel tudo o que se tem em mente para o seu negócio, ou seja, tudo o que você quer para sua empresa, aonde você quer chegar e como pretende alcançar esses resultados.

Lembre-se que, para um bom planejamento estratégico, é preciso saber exatamente o que se quer! Só assim você conseguirá traçar, de forma clara e precisa, o caminho a ser percorrido.

Qual será o seu nível de receitas em 3 anos, por exemplo? E sua posição em relação aos seus concorrentes? É necessário saber exatamente o destino final para poder traçar o caminho e as alternativas até lá!

2. Conheça bem sua empresa

Se você não tem intimidade com os detalhes da sua empresa, é hora de mudar essa situação! Conhecer a fundo o seu negócio é básico para o planejamento estratégico. Não se esqueça também de definir a missão, a visão e também os valores, sempre alinhados aos objetivos para a organização. Esta definição é necessária para que o planejamento siga o seu curso de acordo com as principais características da empresa.

Se o objetivo dos gestores é fazer com que a sua empresa seja líder em inovação em 2 anos, por exemplo, comece a investir em pesquisa e também na retenção de talentos. Eles é que levarão sua empresa para o topo!

3. Conheça o seu ambiente interno e externo

Já que estamos falando da organização, é preciso que você também conheça seus procedimentos internos e o que precisa ser melhorado para que seus objetivos sejam alcançados.

Outra informação importante é relativa ao seu ambiente externo. É preciso conhecer seus principais concorrentes, seus fornecedores, questões econômicas e de mercado. Observe tendências, saiba o que seus concorrentes têm tentando para se diferenciar no mercado e busque sempre as melhores parcerias para seu empreendimento.

4. Formule a sua estratégia

Agora que você já conhece exatamente o perfil da sua empresa e aonde ela quer chegar, conhece seus processos internos e os detalhes de seu ambiente externo, é hora de botar a mão na massa e montar a sua estratégia!

Faça com que os funcionários conheçam e participem de cada etapa, de acordo com a função de cada um na empresa e estimule-os a sugerirem ideias e possíveis correções de rumo de seu planejamento.

A valorização dos funcionários faz com que eles se sintam estimulados a participar do processo, que fica mais fácil, dinâmico e com mais chances de perdurar.

5. Entenda que o processo é contínuo

Apesar de o planejamento estratégico normalmente ser formulado no início do ano, saiba que é um processo contínuo e deve constantemente ser observado, alinhado e corrigido. Assim, erros podem ser revertidos e você ainda poderá alcançar as metas que foram traçadas.

6. Avalie os resultados da empresa

De nada adianta implementar o planejamento estratégico se você não criar mecanismos para avaliar o progresso e como as metas são alcançadas. Com a avaliação também é possível modificar ou manter ações que trouxeram benefícios ou que poderiam ter apresentado melhor resultado. Esta fase é muito importante e serve para medir a efetividade do planejamento estratégico de sua empresa.

Viu só a quantidade de detalhes que possui um planejamento estratégico? Você precisa conhecer muito bem o ambiente interno e o externo da sua empresa. Além disso, será necessário estimular a participação de seus funcionários, colocar em prática eventuais mudanças e avaliar os resultados alcançados.

Agora que você já sabe várias dicas para o planejamento estratégico de 2016 da sua empresa eu separei outro artigo com as principais características de um empreendedor para você ler. Dê uma olhada!

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!