6 passos para implantar um atendimento impecável em sua empresa

6 passos para implantar um atendimento impecável em sua empresa

Aumentar as vendas, ter clientes fieis e ser referência em sua área de atuação são os objetivos que permeiam os planos de todas as empresas nos dias de hoje, independentemente do segmento ou porte. Mas, para alcançar esses objetivos, é preciso muito trabalho e estratégias bem definidas.

Um dos principais fatores que contribuem para que as empresas alcancem o tão esperado sucesso é o atendimento oferecido aos seus clientes. Causar uma boa impressão no consumidor logo no primeiro contato dele com a companhia é essencial para que ele volte a fazer negócios com você.

No entanto, se você é micro ou pequeno empreendedor, sabe que essa tarefa não é nada fácil, pois envolve vários fatores, inclusive investimento. Mas fique tranquilo, pois é possível implantar um atendimento impecável em sua empresa sem que seja necessário interferir tanto no seu orçamento.

Ficou interessado? Então, confira a seguir os 6 passos que eu separei para você oferecer um atendimento excelente aos seus clientes!

1. Conheça as necessidades do seu negócio

Como abordei acima, às vezes é necessário que o empreendedor faça alguns investimentos em sua operação para oferecer aos consumidores um atendimento impecável.

Contratar colaboradores para ajudar no atendimento presencial, via telefone ou online é importante para que essa incumbência não fique apenas com o empresário.

Além disso, é necessário ter linhas de telefone disponíveis somente para o atendimento ao cliente e também um bom serviço de internet, que permita realizar uma interação rápida com o consumidor.

Os softwares de gestão de clientes também são importantes e ajudam a organizar em um único lugar  todas as informações referentes ao consumidor.

2. Valorize o seu primeiro cliente: o colaborador

Um dos passos mais importantes para implantar um atendimento impecável em sua empresa é contar com colaboradores bem treinados, motivados e felizes, que receberão os clientes com educação e livre de impressões antecipadas e distorcidas.

Para isso, é preciso valorizar o trabalho dos atendentes como se eles fossem o primeiro cliente da empresa, além de oferecer ao time capacitações para que o atendimento prestado seja cada dia melhor.

3. Aproxime-se do seu cliente

Muitas vezes, o contato com o cliente é rápido e isso acaba impedindo que a empresa conheça um pouco mais o perfil e as necessidades dos seus consumidores.

Por isso, é interessante que as pessoas responsáveis pelo atendimento — via telefone, online ou presencial — utilizem estratégias para conhecer o consumidor mesmo em um curto espaço de tempo.

Perguntar, por exemplo, o  nome do cliente, o que ele espera com a compra do produto ou serviço que está interessado e acompanhar como ele se comporta durante o atendimento são informações e percepções importantes para que as próximas abordagens sejam cada vez mais personalizadas e correspondam às expectativas do cliente.

4. Seja rápido e assertivo

A rotina corrida fez com que os consumidores atuais prezem por empresas que ofereçam agilidade no atendimento. Então, ser rápido é essencial nos dias de hoje. No entanto, a agilidade tem que vir acompanhada da assertividade.

No início da implantação do atendimento, conquistar a agilidade pode ser mais difícil, mas, com tempo, prática e tendo esse fator como um objetivo diário, é possível oferecer um atendimento rápido e eficiente aos seus clientes.

5. Baseie o atendimento na transparência

Demonstrar sinceridade durante o atendimento também é muito importante para que seja selada uma relação de confiança entre a sua empresa e o consumidor.

A melhor opção é sempre assumir um problema do que passar ao cliente a impressão de que a companhia esconde informações ou omite falhas.

6. Avalie o atendimento prestado

Por fim, quando o atendimento já estiver implantado em sua empresa, é importante sempre avaliar o serviço prestado e buscar feedbacks dos próprios clientes. Assim, é possível identificar os pontos a melhorar e potencializar os fatores que estão gerando bons resultados para a companhia.
Gostou das minhas dicas para você implantar um atendimento impecável em sua empresa? Então, não deixe de conferir o post no qual eu explico como oferecer um atendimento de sucesso!

Clico

O Guia empreendedor é o ecossistema de empreendedorismo que tem como principal proposta ajudar os empreendedores a darem o próximo passo na criação de um negócio de sucesso. Ajudamos nas resoluções dos problemas rotineiros que todo empreendedor tem na gestão do seu negócio através de Conhecimento, Networking e Tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!