6 técnicas criativas para fidelizar clientes

6 técnicas criativas para fidelizar clientes

Até hoje, eu nunca conheci um empreendedor que se desse ao luxo de perder clientes sem ficar incomodado — ao menos nenhum que fosse bem-sucedido! Obviamente, a capacidade de uma empresa de fidelizar clientes está diretamente ligada à sua competitividade de permanência no mercado.

Então, resolvi te ajudar, mostrando 6 técnicas criativas para fidelizar clientes. Vamos lá?

1. Mostre cuidado e atenção

Diversas empresas perdem clientes simplesmente por não dar a atenção e cuidado que eles merecem. Isso acontece, principalmente, quando não há dedicação no atendimento e no suporte.

É claro que esse nível de cuidado com o consumidor exige mais trabalho, mas os resultados, sem dúvida, compensam o esforço. Seja um consultor, pronto para tirar dúvidas, dar sugestões e resolver crises de seus clientes.

2. Invista no sucesso do cliente

Esse assunto é tão importante que poderia ser discutido num artigo à parte. Mas, o que significa investir no sucesso do cliente? É garantir que ele cumpra qualquer objetivo ao usar seus produtos e serviços, tirando máximo de proveito deles.

Para isso, você precisará definir processos exatos, acompanhar de perto o cliente, antecipar problemas e dificuldades e servir como um conselheiro.

3. Crie uma rede de benefícios

Pense por um instante e me diga: o que fideliza um cliente? De modo simples, é o valor que a empresa tem para ele. Isso quer dizer que quanto mais valor você gerar para seus clientes, será mais provável que eles se mantenham fiéis.

Assim, saia da sua zona de conforto e crie uma rede de benefícios para os clientes, por realizar parcerias com outras empresas e programas de fidelidade.

4. Não atenda mais pessoas do que consegue

Talvez você esteja pensando: “que efeito isso terá ao fidelizar clientes, Clico?” Bem, meu amigo, um efeito enorme! Quando uma empresa se mostra disposta a rejeitar novos clientes para cuidar bem dos que já têm, os consumidores atuais se sentem apreciados e tendem a retribuir esse gesto de lealdade.

É difícil dizer “não”, eu sei. Mas nunca permita que a qualidade caia pela metade para atender o dobro de pessoas.

5. Seja acessível

Hoje em dia, é muito fácil se comunicar, mas são tantas as opções que pode ficar até difícil saber qual usar, criando o efeito contrário ao desejado: a falta de acessibilidade.

Por isso, escolha os canais que seu público mais usa  —  redes sociais que acessam mais, bem como telefone e email  —  e esteja sempre presente neles, pronto para ajudar.

6. Use um bom sistema de gestão

Por fim, lembre-se de que eu estou te ensinando a ser criativo, não maluco! Por isso, em vez de tentar fazer tudo “na raça”, use a tecnologia por buscar um bom sistema de gestão, algo que vai facilitar demais a sua vida e permitir que faça o trabalho de forma completa.

Essas técnicas criativas sempre funcionaram comigo e têm tudo para funcionar com você também! O principal é ajudar o cliente a ser tão bem-sucedido quanto possível. Se agir assim, você não vai apenas fidelizar clientes, mas também conquistar novos consumidores, prontos para se impressionar com a qualidade dos seus serviços.

Como você planeja aplicar essas técnicas com seus clientes? Você se lembra de alguma ação que deu certo no passado? Deixe seu comentário!

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!