A importância do Smarketing para as pequenas empresas

A importância do Smarketing para as pequenas empresas
Mateus Pinto
Mateus Pinto
Co-fundador @ Neoside Agency

Nos últimos anos, os gestores de empresas e novos empreendedores vêm investindo bastante na melhoria dos processos de seu negócio, para aumentar sua competitividade e não abrir brechas para a concorrência. Os clientes, por sua vez, cada vez mais exigentes, não aceitam qualquer coisa e só se fidelizam quando têm uma excelente experiência de compra.

Para manter sua empresa sempre evoluindo, é preciso atentar para dois setores essenciais: marketing e vendas. Embora intimamente ligados, eles muitas vezes se comunicam pouco e não funcionam em harmonia. Por conta disso surgiu um novo conceito que busca alinhar essas equipes: o Smarketing. Quer descobrir um pouco mais sobre ele? Então confira o post que preparei sobre o assunto:

O que é o Smarketing?

Como eu estava dizendo, o Smarketing é um conceito novo que tenta alinhar os times de marketing e vendas, fazendo com que eles funcionem de maneira mais harmoniosa e potencializem os resultados de ambos os setores. Como o intuito dos dois é basicamente o mesmo – transformar leads em clientes – não há sentido algum que exista um rombo separando suas atuações. O nome vem da fusão dos termos em inglês “Sales” (vendas) e “Marketing” e é recente no Brasil — algo como “vendarketing” —, mas sua popularização já é grande em diversos locais do mundo.

Da teoria para a prática

O Smarketing começa mudando o funcionamento do negócio, muitas vezes alterando os paradigmas e até a cultura da empresa. Ao invés desses setores mirarem apenas em suas tarefas específicas, os funcionários são incentivados a ter foco no empreendimento como um todo, com consciência comum dos resultados finais.

Na prática, isso não é fácil de ser alcançado. Muitas vezes marketing e vendas tem abordagens distintas e – por incrível que pareça – até opostas. Logicamente, esse tipo de atitude só colabora para emperrar a engrenagem do negócio e se os dois lados estiverem em posições antagônicas, as chances de bons lucros no final do mês se reduzem drasticamente.

Como aplicar Smarketing nas pequenas empresas?

A base da aplicação do Smarketing é exatamente alinhar sua equipe de marketing com a de vendas. Quando as duas áreas funcionam de forma integrada, o marketing entrega leads muito mais qualificados para os vendedores.

E uma ajuda inversa também ocorre: o time de vendas devolve os indicadores de performance, mensurando os resultados e ajudando a criar subsídios para a melhoria dos processos de qualificação. Isso cria uma nova cultura e impõe um círculo virtuoso altamente positivo para os resultados do negócio.

A principal medida a ser tomada para aplicar o Smarketing é investir numa comunicação clara e de mão dupla entre seus colaboradores. O ideal é que os vendedores entreguem os resultados obtidos com cada perfil de cliente o quanto antes. O marketing pode entregar relatórios com periodicidade a ser definida dependendo do volume de leads, mas sempre visando ajudar na concretização da negociação.

É interessante também fazer com que as duas áreas tenham objetivos comuns e bonificações compartilhadas quando atingirem certas metas. Isso ajuda a motivar os funcionários e certamente estreita os laços entre essas pessoas, que estarão brigando com todas suas forças pelo sucesso do empreendimento.

Pronto, agora você já sabe tudo sobre a importância do Smarketing! Não perca mais tempo e comece a aplicá-lo: suas equipes alinhadas certamente trarão melhores resultados! Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui no blog  e até a próxima!

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!