Abrir conta empresarial: como definir o melhor banco

Abrir conta empresarial: como definir o melhor banco

Quem quer abrir um empreendimento precisa ter em mente que algumas coisas são fundamentais para o bom funcionamento do negócio e para que tudo saia conforme o planejado, de forma organizada e sem dores de cabeça, e uma das coisas mais importantes para a gestão de uma empresa é a conta empresarial.

Diferente da conta bancária de pessoa física, ela é registrada com o CNPJ e a razão social do seu negócio. É muito importante ter uma conta voltada exclusivamente para administrar todo o dinheiro envolvido no dia a dia da empresa, assim não há confusões com cifras e pagamentos. Hoje eu vou dar algumas dicas sobre como abrir conta empresarial e como definir qual o melhor banco para você abrir a sua!

Eu preciso de uma conta?

Em primeiro lugar, é preciso definir se há a necessidade de se criar uma conta. Se você trabalha de maneira informal e sem um estabelecimento fixo ou renda constante, como os freelancers por exemplo, não é preciso criar uma outra conta, que só ajudará a bagunçar a sua contabilidade.

Caso você já tenha um estabelecimento fixo, uma empresa aberta (com CNPJ, razão social e nome fantasia) e esteja com um fluxo de caixa que requer um controle mais elaborado, talvez seja a hora de pensar em criar uma conta empresarial para o seu negócio. Além da facilidade para controlar o caixa e saber a quantas anda a saúde financeira do negócio, uma conta empresarial é necessária para quem pretende receber pagamentos de outras empresas ou conseguir empréstimos, realizar financiamentos ou adquirir linhas de crédito.

Escolhendo o melhor banco

As instituições bancárias funcionam basicamente da mesma maneira em todo o país, independentemente de qual “bandeira” a agência carrega. Na hora de escolher qual é o banco ideal para você, é preciso levar em conta diversos fatores, como agência mais próxima da sede do empreendimento, costume (manter a conta da empresa na mesma agência ou banco que a sua conta pessoal pode facilitar a sua vida, além de garantir algumas facilidades) e alguns valores, como taxa de juros aplicada e valor da anuidade e outras tarifas.

Lembre-se que outras características podem facilitar essa tarefa chata que é ir ao banco. Fatores como simpatia dos funcionários, infraestrutura, localização e atendimento diferenciado pesam muito na hora de escolher o banco ideal.

O que fazer para abrir uma conta empresarial?

Para abrir uma conta PJ em uma agência bancária, são necessários alguns documentos e um pouco de paciência com a burocracia. Basicamente, você vai precisar levar o CPF, um comprovante de residência, um comprovante de inscrição e cadastro do CNPJ, o próprio CNPJ e um certificado de microempreendedor individual. Fique atento, pois diferentes bancos podem pedir diferentes documentos, além de cópias, que podem necessitar de autenticação em cartório.

Afinal, qual o melhor banco para abrir minha conta empresarial?

No fim das contas, não existe uma bandeira que seja mais vantajosa que a outra, tudo vai depender de um conjunto de fatores, que vão desde experiências prévias até facilidades oferecidas na hora de abrir a conta. O mais importante quando for escolher um banco é selecionar aquele que se torna parceiro do seu empreendimento, ou seja, aquele banco que oferece facilidades e serviços que miram no seu crescimento.

Um bom internet banking também faz toda a diferença, afinal, quem gosta de ter que ir ao banco para resolver pequenas pendências que podem ser feitas a distância? Mais importante do que o nome, na hora de escolher um banco, tenha em mente que praticidade e atenção são peças fundamentais para evitar o stress.

Agora que você já sabe como escolher um banco para sua conta empresarial, que tal descobrir algumas dicas para controlar as finanças do seu negócio?

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 comentários em “Abrir conta empresarial: como definir o melhor banco”

  1. Qual a melhor opção de instituição bancária para um microempreendedor individual?

    Gostaria que fosse específico, explanando qual a instituição que tem a melhor taxa de juros, qual que melhor oferece seus serviços, qual que melhor, por exemplo, tem perfil para fazer parte da vida financeira do microempreendedor individual.

    Grato, desde já.

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!