Ações rentáveis de marketing para pequenas empresas

Ações rentáveis de marketing para pequenas empresas
Rodrigo Contreira
Rodrigo Contreira
Diretor de Marketing @ Agencia Neoside

Vender mais: este é, sem dúvidas, o grande objetivo de todo empreendedor! Independentemente do setor, segmento ou tamanho de sua empresa, você deve sempre se atentar ao fato de que as vendas são uma consequência direta de duas coisas que devem ser prioridade: atrair e reter clientes.

Para tornar as ações cada vez mais eficientes neste sentido, o ideal é planejar estratégias de marketing eficazes e rentáveis, que realmente tragam retorno! Hoje vou te passar algumas dicas de ações rentáveis de marketing para pequenas empresas que vão realmente trazer resultados em seus números!

ROI (retorno sobre investimento)

Para saber se uma ação de marketing é realmente rentável, é importante ter atenção a um número chamado ROI (sigla em inglês para “return on investment”). Como o nome já diz, ele é o indicador do retorno sobre o investimento que você realizou em uma determinada ação. Essa métrica será o seu parâmetro para saber se aquela ação realmente te trouxe resultados ou se o dinheiro investido foi apenas um desperdício.

A fórmula mais simples para se calcular o ROI de alguma ação é a seguinte: a razão entre a quantidade de dinheiro ganho com aquela ação menos o custo daquela ação dividido pelo custo do investimento.

Utilizando essa fórmula, você conseguirá comparar ações realizadas e perceberá o que te dá mais retorno. Assim, você saberá melhor onde investir da próxima vez que for elaborar suas estratégias de marketing.

Tipos de ações com um bom retorno

Existem alguns tipos de ações em marketing para pequenas empresas que possuem uma possibilidade maior de obter sucesso. Elas se resumem a investimentos que trarão resultados cumulativos com o tempo e não dependerão da injeção constante de maiores orçamentos.

Separei algumas delas para te mostrar, veja só:

Branding

Investir em fortalecer a sua marca e deixá-la mais forte e mais visível é algo que terá um efeito cumulativo, pois, quanto mais tempo passa, mais você sentirá os resultados de um bom investimento no trabalho de branding.

Todas as ações que reforcem o seu posicionamento no mercado e transmita os seus valores possuem uma boa taxa de rentabilidade pois, geralmente, são efeitos que serão sentidos por muito tempo.

Uma boa forma de melhorar a imagem da sua marca é utilizar a internet a seu favor, e essa é outra ferramenta com alta possibilidade de gerar um bom ROI para suas ações de marketing.

 

curso-marketing-branding

 

Marketing Digital

Um outro tipo de ação em marketing que traz um bom retorno é a criação de uma boa campanha de marketing digital.

Investir na internet é investir onde seu consumidor está, e você deve aproveitar a oportunidade de estar lá devido aos baixos custos de estar presente neste canal. É imprescindível ter um site com domínio personalizado, afinal, isso transmite segurança e o ajuda a ser encontrado pelo seu cliente através dos mecanismos de busca.

Além disso, alimentar um blog com conteúdos relevantes e estar presente nas presente nas redes sociais é uma forma barata de se manter sempre em contato com seus clientes, interagir com eles, obter informações sobre seus comportamentos e preferências e estabelecer canais de comunicação com custo zero de veiculação!

Gostou dessas dicas de marketing? Se você quer se aprofundar mais no conhecimento de marketing, assine a nossa newsletter hoje e receba direto no seu e-mail os melhores conteúdos sobre esse assunto, feitos para empreendedores como você!

Rodrigo Contreira
Rodrigo Contreira

Diretor de Marketing na área de tecnologia, com mais de 15 anos de experiência. Sócio Fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!