Algumas estratégias de marketing de baixo custo que você tem que conhecer

Algumas estratégias de marketing de baixo custo que você tem que conhecer
Avatar
Adolfo Felipe da Silva
Analista de Marketing @ Guia Empreendedor

Você já ouviu falar que a propaganda é a alma do negócio? Pois bem, essa afirmação é bastante verdadeira, pois quem dá a visibilidade que você precisa para atrair e encantar clientes é o marketing, que usa a propaganda como ferramenta de divulgação. Mas como empreendimentos menores podem investir em estratégias de marketing sem gastar muito? É o que eu vou te contar neste post!

Invista no relacionamento com seus clientes

Outra máxima que sempre ouço é que a melhor propaganda é o boca a boca. E como você consegue que as pessoas falem bem de você? Através de um bom relacionamento com seus clientes, que engloba desde o atendimento presencial na sua empresa até o atendimento online, como no site ou nas redes sociais. Quando as pessoas se sentem valorizadas e bem atendidas, elas replicam esse sentimento de satisfação para outras pessoas, recomendam seus produtos e serviços e se tornam verdadeiros defensores da sua empresa!

Insira sua empresa no Google Places

Se você quer ser encontrado pelos seus clientes, uma das estratégias de marketing de baixo custo que você pode usar é inserir sua empresa no Google Places. Quando alguém estiver buscando um produto ou serviço que você oferece em um smartphone, por exemplo, fica mais fácil encontrar você pela geolocalização. Sem falar que o primeiro resultado da busca de um endereço, por exemplo, é um mapa, ou seja, leva o cliente direto até a sua porta.

Crie programas de fidelidade

Quem não quer clientes fiéis? Eu certamente quero, e sei que você também! Os programas de fidelidade atraem os clientes que sempre compram de você e fazem com que eles comprem mais, visando conquistar bônus, pontos, brindes e outras vantagens que você oferece. Além de manter os clientes bem próximos, você aumenta suas vendas e a rentabilidade do seu negócio.

Crie eventos para lançar novos produtos

Dar destaque a um novo produto ou serviço que você está lançando é mais fácil do que você imagina. Crie um evento e chame algumas pessoas para compartilharem esse momento com você, nem que sejam os familiares dos seus funcionários ou então os clientes que fazem parte do seu programa de fidelidade. Além de se sentirem lembrados e valorizados, as chances de você vender muito logo no primeiro dia aumentam bastante!

Faça promoções relâmpago

Promoções são bastante eficazes como estratégia de marketing, pois atraem a atenção das pessoas e fazem o seu estoque girar, mantendo o baixo custo das suas ações. Produtos que estão parados ou próximos do vencimento da data de validade e serviços que não são muito procurados, mas que podem ser oferecidos como um plus para os seus clientes, são boas iniciativas para atrair a atenção das pessoas e fazer sua empresa vender mais.

Distribua brindes e prêmios para os seus clientes

Todo mundo gosta de receber um agrado, não é mesmo? Então aproveite para surpreender seus clientes distribuindo brindes e prêmios, tanto físicos, direto no atendimento da sua empresa, quanto nas redes sociais, que contribuem para dar maior visibilidade para o seu negócio. Um e-book que você dê de brinde para os seus seguidores pode gerar muitas vendas, além de aumentar o alcance das suas estratégias de marketing com custo quase zero.

Invista no marketing digital

As melhores estratégias de marketing de baixo custo estão na internet, que oferece uma quantidade enorme de recursos gratuitos para que você possa se destacar da concorrência. Crie um site atraente, monte um blog e crie conteúdo para compartilhar com a sua audiência, esteja presente nas redes sociais e, quando tiver um orçamento um pouco maior, não deixe de investir nos anúncios e links patrocinados, que trazem grande retorno sem comprometer demais o seu orçamento.

Gostou dessas dicas? Que tal colocá-las em prática e depois vir me contar como você está se saindo?

 

Avatar
Adolfo Felipe da Silva

O Adolfo Felipe tem 23 anos, e 6 deles são de experiência com marketing e vendas. Atualmente faz parte do time de Marketing no Guia Empreendedor, onde é responsável pela estratégia de inbound marketing. Tem experiência em diversos segmentos como varejo, educação e tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!