Análise SWOT: o que é e como fazer

Análise SWOT: o que é e como fazer
Adolfo Felipe da Silva
Analista de Marketing @ Guia Empreendedor

Traçar um objetivo requer embasamento para minimizar os riscos e precaver a pessoa do que ela está prestes a enfrentar. Assim é mais fácil ter segurança para tomar um rumo, pois você está melhor preparado para as adversidades no caminho.

Essa é a finalidade da análise SWOT, prática difundida no ramo corporativo cuja adoção orienta o andamento de vários projetos, desde a abertura de uma pequena loja virtual até a expansão de unidades de uma grande rede comercial.

Você está familiarizado com essa medida? Precisa dar o próximo passo em seu negócio mas as incertezas fazem você hesitar? Siga comigo na leitura do post!

O que é análise SWOT?

 

swot

 

A análise SWOT ou matriz FOFA é uma ferramenta de gestão que avalia toda a empresa, permitindo o diagnóstico de suas forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. O panorama retratado por ela orienta os gestores na tomada de decisões.

A metodologia é creditada ao norte-americano Albert Humphrey, fruto de suas pesquisas na década de 60 no Research Institute da Universidade de Stanford.

O acrônimo SWOT tem a seguinte explicação:

  • S de strenghts (Forças);
  • W de weaknesses (Fraquezas);
  • O de opportunities (Oportunidades);
  • T de threats (Ameaças).

Essas palavras em português significam respectivamente: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, nominando a matriz FOFA.

As duas primeiras são fatores internos, respostas que você vai procurar dentro de seu empreendimento. Já as duas últimas são fatores externos, ou seja, estão fora do seu alcance, no mercado.

Quais são seus benefícios?

A avaliação realizada é de suma importância para orientar a conduta do empresário porque permite a ele conhecer profundamente sua empresa.

Com a análise SWOT, é possível identificar gargalos, remodelar estruturas, otimizar processos, realocar recursos, entender as necessidades dos clientes, o posicionamento da empresa no ramo, sua concorrência e como anda sua gestão financeira.

Realizando o método, você pode descobrir, por exemplo, cargos desnecessários no seu organograma e redesenhá-lo para atender às necessidades do empreendimento ou notar que a equipe de vendas prosperaria muito mais se você investisse em marketing.

A matriz FOFA promove uma visualização sistêmica de seu negócio, evidenciando a interação entre os setores e fornecendo dados vitais ao planejamento estratégico.

Seus efeitos reverberam ainda na cultura e no clima organizacional, por causa da avaliação de práticas e valores, sendo seus efeitos capazes de impactar todo o sistema, abrangendo inclusive a motivação e o engajamento dos colaboradores.

Como fazer a análise SWOT?

 

como-funciona-Análise-Swot

 

Como a maioria das ferramentas de gestão, a matriz FOFA é um recurso visual: pegue o papel, canetas e post-it coloridos. Sim, ela pode ser feita no computador, no celular ou até em um guardanapo, mas quanto mais estruturada e de fácil acesso, melhor.

Assim você garante que ela esteja visível para toda sua equipe — a propósito, eu recomendo a participação do time na montagem da análise SWOT.

Eu sei, você é o capitão, mas seus marinheiros sabem os detalhes de suas respectivas funções, problemas vividos por eles na rotina de trabalho, atribuições não realizadas diretamente pelo dono do negócio.

É importante frisar a necessidade de contemplar não apenas o micro, mas também o macroambiente no desenvolvimento da análise SWOT.

Em outras palavras, considere, além do seu ramo de atuação (fornecedores, clientes e concorrentes), as tendências sociais (economia, tecnologia e política).

Imagine as assistências técnicas especializadas no conserto de televisões de tubo. Seus profissionais podiam ser os melhores no ramo, mas as TVs de LCD, plasma e LED dominaram o mercado.

Não adianta ter a melhor equipe se ela não é atualizada para atender ao avanço tecnológico e às tendências de consumo.

Pois bem, vamos à tabela, formada por 4 quadrantes divididos em 2 linhas e 2 colunas:

  • superior esquerdo — quadrante das forças;
  • superior direito — quadrante das fraquezas;
  • inferior esquerdo — quadrante das oportunidades;
  • inferior direito — quadrante das ameaças.

 

ebook Guia gestao de vendas b2c

 

Forças

 

Forças

 

Quais são os pontos fortes de sua empresa? São exemplos de resposta: a localização do empreendimento, o custo de operação reduzido, a capacidade técnica dos funcionários ou a infraestrutura moderna e atualizada com as tendências tecnológicas.

Fraquezas

 

Fraquezas

 

Quais são os pontos fracos identificados? Alta rotatividade de pessoal, produto de qualidade inferior à oferecida pelos concorrentes, dificuldade na fidelização de clientes e baixa visibilidade são debilidades possíveis.

Oportunidades

 

Oportunidades

 

O que o macroambiente pode proporcionar à sua empresa? Organizar um evento grande na região, fazer uma página nas redes sociais ou participar de uma feira renomada no seu segmento pode atrair mais consumidores e propagar sua marca no mercado.

Ameaças

 

Ameaças

 

Esse quadrante cuida das dificuldades trazidas pelo macroambiente ao seu negócio, tais como: a chegada de um forte concorrente na região, o surgimento de um novo tributo a ser pago ou o aumento desproporcional no preço da matéria-prima.

Acho importante dar outra dica para você: opte por palavras-chave na hora de transcrever a ideia, seja claro e objetivo — isso aumenta sua eficiência!

 

ebook-7-passos-empresa-crescer

 

Como funciona a análise SWOT na prática?

 

 

Agora que você já sabe como a matriz FOFA funciona, quero trazê-la para um exemplo prático a fim de elucidar melhor quais diagnósticos cabem nas respectivas categorias.

Imagine ser dono de mercado em um bairro cheio de condomínios residenciais, em uma grande cidade.

No tópico “forças”, você elenca: ótimo fluxo de caixa, alto capital de giro, empréstimos quitados e as pessoas certas em cargos de liderança, apresentando excelentes resultados.

Em “fraquezas”, está o espaço limitado, restringindo a variedade de produtos oferecidos. Outro ponto fraco é a falta de motivação dos demais trabalhadores, atendentes entrando e saindo o tempo todo. Além do mais, você só faz entrega de compras pessoalmente realizadas pelo cliente em seu mercado.

Elencada em “oportunidades” está a proximidade com o Natal, pois nas datas comemorativas, principalmente essa, as vendas aumentam. Você também está pensando em firmar uma parceria com os condomínios da região para fornecer a entrega a custos menores.

Por fim, em “ameaças”, está o lançamento do aplicativo de compra online por aquele mercado do bairro vizinho. Não é só isso: eles também realizam a entrega de compras realizadas pelo app e pelo telefone.

Depois desse diagnóstico da matriz FOFA, você, enquanto dono desse empreendimento, investiria na abertura de uma nova loja? Percebe quantos projetos precisam ser priorizados antes de realizar a expansão?

A análise SWOT é um mergulho dentro do seu negócio e faz você refletir antes de traçar estratégias, identificando pontos a serem aproveitados (forças), melhorados (fraquezas), desenvolvidos (oportunidades) e precavidos (ameaças). Se a matriz FOFA afeta seu início, a gestão, ela também reflete na outra ponta, em seus resultados.

Entendeu por que essa ferramenta é tão importante em sua empresa? Aproveite a visita ao blog e conheça 4 conceitos básicos de gestão que todo empreendedor precisa dominar!

Adolfo Felipe da Silva

O Adolfo Felipe tem 23 anos, e 6 deles são de experiência com marketing e vendas. Atualmente faz parte do time de Marketing no Guia Empreendedor, onde é responsável pela estratégia de inbound marketing. Tem experiência em diversos segmentos como varejo, educação e tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!