Aprenda como fidelizar clientes em seu ecommerce

Aprenda como fidelizar clientes em seu ecommerce

Gosto muito de observar esse tal de mundo moderno e ver como as pessoas se divertem fazendo suas compras pela internet e, como sou um ótimo observador, posso dizer que o número de adeptos dos e-commerces é cada vez maior! Mas se existem mais clientes, logo vão existir mais lojas virtuais ofertando seus produtos, não é mesmo? Com base no meu conhecimento sobre o assunto, listei algumas dicas que são ótimas para fidelizar clientes em seu e-commerce, veja abaixo:

Sempre surpreenda seus clientes de forma positiva

Após a venda de algum produto, encaminhe um e-mail ao seu cliente perguntando o que ele achou do que foi adquirido e da experiência de compra. Essa é uma atitude muito gentil e ajuda você a entender como está sendo visto no mercado. Eu adoro fazer isso e imaginar o sorriso no rosto do cliente do outro lado da tela do computador. Empatia gera empatia e, com isso, tenho ótimas chances de fidelizar esse cliente.

Mostre que o seu cliente é importante para você

Todos os dias recebo vários e-mails de lojas ofertando seus produtos, mas raras vezes alguma delas me manda parabéns pelo meu aniversário ou me deseja boas festas. Assim como eu, creio que todos nós gostamos de ser lembrados e valorizados. Por isso, é importante lembrar dessas datas comemorativas, já que isso ajuda a fidelizar o cliente. Quer saber por quê? É simples: são as pessoas mais próximas que se lembram de nos mandar mensagens nas datas importantes, amigos e familiares que nos fazem sentir-se à vontade mesmo na casa deles. Se eu voltaria lá por que sou sempre bem recebido? É claro. E lembre que isso vale também para o comércio eletrônico: cliente bem tratado volta sempre.

Valorize a fidelidade

Acima, mostrei como fazer o cliente sempre retornar ao seu e-commerce para fazer compras. Será que só isso é suficiente para agradá-lo? Eu acredito que é preciso valorizar essa fidelidade, criando programas que gerem algum benefício como brindes e descontos — coisas que todo mundo adora, né?

Se eu gosto, você gosta, por que o cliente não vai gostar? Por isso, estude o que seu comércio pode oferecer para ele e veja que isso só trará mais satisfação. Fora que cliente satisfeito sempre indica a loja, gera mais clientes e, consequentemente, mais lucro.

Seja rápido e eficiente para solucionar problemas

Não há nada mais desagradável para um cliente que comprar um produto com defeito e precisar arcar com os custos para devolvê-lo. Por que, além de receber o produto sem condições de uso, ele terá que gastar para receber um que funcione sendo que já pagou para tê-lo? Com base nisso, nunca deixe o seu cliente passar por essa situação. Como? Fácil, basta você criar um processo logístico que permita recolher o produto na casa dele e enviar um novo. Para auxiliar, sempre que ocorrer problemas desse tipo, responda aos e-mails do cliente o mais rápido possível para não gerar mais insatisfação.

Tenho certeza que essas valiosas dicas que listei acima vão te ajudar muito a fidelizar clientes para o seu e-commerce!

Ah, e não deixe de postar seu comentário sobre o que achou do conteúdo apresentado aqui, quero saber a sua opinião!

Clico

O Guia empreendedor é o ecossistema de empreendedorismo que tem como principal proposta ajudar os empreendedores a darem o próximo passo na criação de um negócio de sucesso. Ajudamos nas resoluções dos problemas rotineiros que todo empreendedor tem na gestão do seu negócio através de Conhecimento, Networking e Tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!