Conheça os benefícios de um sistema integrado de gestão

Conheça os benefícios de um sistema integrado de gestão
Mateus Pinto
Mateus Pinto
Co-fundador @ Neoside Agency

A tecnologia se espalhou em todos os ramos da sociedade, e é claro que no meio empresarial não seria diferente. Hoje, podemos ver o uso de softwares e sistemas em todo tipo de empresa, de pequenos negócios locais a multinacionais. Pode-se dizer que esse tipo de solução deixou de ser um diferencial e se transformou em uma necessidade para qualquer tipo de organização.

Uma das principais possibilidades é o sistema integrado de gestão. Trata-se de uma solução que combina diversos recursos compatíveis que fornecem informações importantes. É o caso de unir softwares de gestão de clientes e de processos. Como tudo é planejado para funcionar de forma unificada, não é preciso se preocupar com incompatibilidade, por exemplo.

Para que você se convença de que deve entrar de vez nessa nova era, resolvi trazer, neste post, os benefícios de um sistema integrado de gestão. Confira!

Aumenta a produtividade

Em primeiro lugar, não posso deixar de dizer que um sistema integrado de gestão pode fazer muito pela produtividade do seu negócio. Os processos manuais, mais lentos, abrem espaço para o surgimento de gargalos de produção, ou seja, tarefas que levam a empresa ao retrabalho ou ao desperdício de recursos.

Para que a sua equipe produza em níveis competitivos no mercado atual, ela precisa das ferramentas necessárias para isso. A automação, portanto, é a alternativa para garantir a otimização da produtividade.

Reduz os custos

Outro grande benefício do sistema integrado de gestão é a redução de custos do negócio. Em primeiro lugar, é bom lembrar que os sistemas internos diminuem a necessidade de mão de obra na empresa, o que significa um expressivo corte de gastos, principalmente quando consideramos todos os custos agregados, como os demissionais, os relacionados aos treinamentos internos, entre outros.

Além disso, como mostrei, com a redução dos gargalos de produção você evita o desperdício de recursos da sua empresa, ou seja, otimiza todo o capital do negócio. Assim, pode direcionar os recursos com muito mais facilidade.

Amplia a eficiência

Em parte, o aumento da produtividade e a redução das despesas estão associados a uma palavrinha mágica: eficiência. Quer ver? Eu explico!

Com o uso da tecnologia, os dados são coletados, salvos e cruzados de forma automática. Como há menos interferência humana, as chances de erros também são reduzidas. Sem falhas, não há re-trabalhos.

Além disso, as tarefas repetitivas, e até burocráticas, de coleta de números ficam para as máquinas. Para os colaboradores, há as ações estratégias e cruciais para o sucesso da empresa. Assim, como o foco pode ficar para o que faz a diferença para o empreendimento, o nível de eficiência vai lá em cima!

Otimiza a tomada de decisão

Durante o planejamento estratégico do negócio, o gestor precisa definir metas e objetivos, além de traçar os planos de ação. Para isso, tem que avaliar tanto o ambiente interno quanto o externo. A dificuldade encontrada pela maioria dos gestores é reunir os dados necessários para fazer esse tipo de análise.

Claro que, com o software de gestão, você consegue elaborar um levantamento de dados muito mais apurado e organizado, o que reverte em melhorias significativas na tomada de decisão. Afinal, você ganha em dinamismo e em confiabilidade.

Melhora o monitoramento

O sistema integrado de gestão também pode ajudá-lo a melhorar o monitoramento das atividades da sua empresa. Isso porque ele permite acompanhar cada processo por meio de indicadores e em tempo real.

Além disso, o sistema é atualizado à medida que novas informações são coletadas, o que garante ao gestor um olhar acurado do seu estabelecimento em qualquer momento que queira fazer uma avaliação do desempenho da empresa. Essa é a base, inclusive, para melhorar o planejamento estratégico do negócio.

Fortalece a comunicação interna

Quando existe uma visão completa do estabelecimento, é mais fácil compreender como um setor influencia o outro, não é? Ao ter todos os dados integrados, dá para saber como o marketing e o comercial se complementam ou como a gestão de estoque impacta a logística. Como consequência, a comunicação entre os setores é favorecida.

Também não posso deixar você ignorar a importância da centralização. Se o sistema é integrado, os dados estão em um só lugar. Isso democratiza o acesso à informação e permite que mais pessoas entendam o cenário e a forma como devem proceder. Essa é a receita para que todos falem a mesma língua e sigam com sinergia para os resultados esperados.

Ajuda a melhorar ou corrigir processos

Fazer com que os processos fiquem melhores e mais alinhados é o desejo de qualquer gestor, certo? Com um fluxo de trabalho que roda direitinho, todas as etapas são beneficiadas. O resultado vem na forma de qualidade e satisfação dos clientes.

Mas para concluir as mudanças não dá para confiar apenas no feeling. Para saber se chegou a hora de trocar aquela máquina ou de simplificar uma etapa é preciso se basear em dados. O sistema integrado de gestão oferece exatamente isso. Como permite cruzar informações, você encontrará tendências que ficam ocultas à primeira vista. Assim, será mais fácil identificar os gargalos e definir como é possível obter um desempenho ampliado.

Aumenta a segurança

Todo negócio deseja conquistar a segurança em vários níveis. Isso ajuda a evitar imprevistos e a aumentar a robustez e a permanência no mercado. Com um bom sistema de gestão, posso dizer que há a certeza de que os dados funcionarão. Como o planejamento é feito de forma integrada, não ocorrerão erros ou incompatibilidades no uso da ferramenta.

Também há segurança quanto à tecnologia da informação. Em geral, os arquivos ficam armazenados na nuvem e formam uma base histórica. Com acesso restrito e definido pela empresa, é possível fazer uma busca dos dados sempre que for necessário, mas sem correr o risco de vazamentos.

Além de tudo, apoiar-se nesses elementos diminui as chances de erros na tomada de decisão. No final, tanto o gerenciamento quanto o desempenho do empreendimento são os grandes beneficiados.

Com um bom sistema integrado de gestão, o seu negócio terá a chance de se desenvolver e conquistar resultados melhores — pode confiar no que eu digo. O único requisito é fazer uma boa contratação para garantir que tudo saia conforme o esperado.

Gostou deste post? Então assine a newsletter do blog e receba publicações fresquinhas em sua caixa de entrada!

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!