Volta e meia eu comento sobre a importância do bom atendimento aqui no blog. Por que tamanha fixação sobre o tema? Bom, se você costuma acompanhar meus posts, já deve conhecer uma pesquisa realizada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, que procurou entender qual era o diferencial que realmente conseguia garantir a satisfação dos clientes. Para eles, o atendimento era mais importante do que o preço e, vejam só, até mesmo do que a qualidade do produto.

É claro, se você busca satisfazer a sua clientela, deve começar por esse que será o seu grande diferencial. Com as mídias sociais, fóruns, blogs e até portais especializados em reclamações e queixas, o consumidor mostrou que tomou as rédeas da situação e espera ser tratado sempre como um rei pelas empresas. Se você quer saber o que fazer para ser essa referência, então veio ao lugar certo. Confira, a seguir, algumas dicas para um bom atendimento!

Realize o pós-venda

Será que o produto do seu cliente chegou no prazo? O que ele achou? Apenas a demonstração deste tipo de atenção e zelo já é o suficiente para melhorar a experiência de compra e, consequentemente, a satisfação.

O momento do pós-venda ainda faz parte do atendimento ao cliente, pois a venda não termina com a simples entrega do produto. Estabeleça um canal de contato para obter esse retorno do seu cliente, seja por meio do telemarketing – se for viável, é claro – ou do e-mail marketing – opção muito mais barata e possível para o micro e pequeno empreendedor.

Ofereça um suporte

Os canais de suporte são o oposto do pós-venda, pois funcionam de maneira mais passiva, ou seja, é o cliente que precisa entrar em contato para conseguir informações ou resolver qualquer tipo de problema. É claro que, para a sua loja, é fundamental estabelecer esse tipo de possibilidade para o consumidor, afinal, quem não faz isso acaba parando no famoso Reclame Aqui.

É importante deixar claro, por outro lado, que não basta oferecer o canal de suporte – que também pode ser um simples e-mail de contato ou um número de telefone. Os colaboradores devem ser treinados para efetivamente resolver o problema do cliente, o que nos leva ao nosso próximo ponto.

Invista nos treinamentos

O atendente, ao receber uma ligação, sabe exatamente como conduzir o processo? E o vendedor, aprendeu técnicas de vendas não invasivas? Pode ter certeza que o treinamento é um ingrediente especial na melhoria do atendimento da sua empresa.

De preferência, contrate uma empresa especializada para realizar as dinâmicas de grupo, que podem ser uteis na contratação ou durante a implementação de alguma nova tecnologia ou processo interno. Assim, você pode garantir colaboradores muito mais preparados na sua empresa!

Aposte na tecnologia

Agora o ponto-chave do texto: a automação. Hoje em dia, existem softwares de gestão destinados especificamente para a melhoria do atendimento ao cliente. Com eles, você pode monitorar o cliente em todo o processo de vendas, estabelecendo um verdadeiro histórico do relacionamento que pode ser usado tanto pelo vendedor, quanto pelo atendente.

Dessa forma, você garante um bom atendimento, mais personalizado e focando nas necessidades reais de cada um dos seus clientes!

Para você, qual outro aspecto é fundamental no atendimento? Deixe a sua opinião nos comentários!

Matérias relacionadas:

Empreendedorismo

VER todos