Vale a pena contratar um sistema de gestão empresarial?

Vale a pena contratar um sistema de gestão empresarial?

Outro dia fui em uma banca de jornal e reparei algo muito interessante. Peguei o produto que queria, entreguei o dinheiro e fui embora, distraído. O jornaleiro me chamou e pediu para eu voltar, antes que eu pisasse fora da banca. Em um primeiro momento, eu não entendi o que ele queria, mas logo, com gentiliza, tratou de se explicar. Me pediu desculpas e disse que precisava dar baixa no produto, pelo código de barras, no sistema de gestão empresarial que utilizava.

Sim, da banca de jornal à multinacional, todo mundo está usando algum software de gestão! Esse tipo de ferramenta é tão importante que, hoje, não é nem mais considerado um diferencial de um negócio, mas uma obrigação.

Se você ainda não está usando um software de gestão em seu negócio, confira a seguir uma lista com os principais benefícios deste tipo de ferramenta!

Tenha o controle de tudo

Vamos ao exemplo da banca de jornal. Por que será que o jornaleiro fez tanta questão de registrar a saída do produto? Por conta da gestão dos estoques, é claro! Provavelmente ele deve usar o software para acompanhar, em tempo real, todas as suas entradas e saídas, programando as suas compras com muito mais eficácia e garantindo, dessa forma, um ótimo desempenho nessa área.

Com um software de gestão, também é possível controlar as finanças da empresa em tempo real e de qualquer lugar. Assim, o gestor pode tomar decisões muito mais precisas sobre as atividades da empresa, melhorando o desempenho como um todo.

Produtividade sem limites

Outro grande benefício de se adotar a automação na sua empresa é garantir a produtividade. Já parou para pensar quantos processos sua empresa possui que poderiam ser reduzidos a um simples clique? Quando você utiliza um bom software de gestão, garante que o tempo seja realmente bem aproveitado.

Além disso, não podemos nos esquecer que, com o software, você diminui bastante os erros operacionais. Isso significa o fim do retrabalho, uma das coisas mais improdutivas que existem!

Segurança acima de tudo

A medida que a sua empresa crescer, mais pessoas terão acesso a dados importantes. Por isso, é fundamental que você consiga identificar cada uma das pessoas e como esse acesso está sendo realizado.

Com um software de gestão, você consegue controlar o acesso de cada um dos seus colaboradores. Esse controle pode ser feito de acordo com o cargo ou atividade desempenhada, evitando, dessa forma, que informações importantes do seu negócio passem a ser divulgadas publicamente, por descuido ou má-fé.

Sua empresa integrada

Por fim, outro ponto positivo dos softwares de gestão é o fato de que toda a sua empresa será realmente integrada. Setores trocarão informações muito mais rapidamente e, dependendo do sistema utilizado por você, é possível colher informações das equipes em campo a qualquer momento.

Assim, o gestor pode garantir uma comunicação muito mais eficiente e, é claro, uma melhoria significativa na forma como administra a sua empresa e toma decisões. Além disso, com as informações integradas, o gestor consegue delegar tarefas com muito mais competência, já que terá mais facilidade para monitorar tudo.

 

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!