om o avanço da internet e da tecnologia, nunca foi tão fácil ter acesso a arte e a cultura. Nos últimos anos, vários museus do Brasil e do mundo passaram a oferecer visitas virtuais por suas galerias, as quais podem ser feitas em alta resolução e através de vários dispositivos, como computadores, tablets e smartphones.
Assim surgiram os chamados “museus virtuais”, responsáveis por flexibilizar o contato do público com o conhecimento e a cultura.
Como acessar esses museus virtuais?
O acesso aos museus virtuais costuma ser feito através do site de cada museu, ou em alguns casos, pelo Google Arts & Culture. Com experiências realistas e imersivas, similares a plataformas de jogos e cassino online, esses sites estão se aprimorando para tornar as visitas virtuais cada vez melhores.
Museus virtuais considerados imperdíveis
A seguir, confira quais são os melhores museus virtuais do Brasil e do exterior disponíveis para o público.
Museu do Louvre
O conceituado Museu do Louvre, de Paris, é um dos locais que oferecem uma visita virtual por seus corredores e galerias. Com uma interface disponível em francês, espanhol, inglês e chinês, o site oficial do museu permite que os interessados cliquem nas obras para obter detalhes e informações sobre elas.
Museu Metropolitano de Arte
Situado na cidade de Nova York, o Museu Metropolitano de Arte fornece, através do Google Arts & Culture, uma visita virtual em 360º pelas suas instalações. O local, que é listado como um dos melhores museus do mundo, conta com quadros, esculturas e fotografias de artistas como Paul Cézanne, Édouard Manet e Gertrude Käsebier.
Museu Casa de Anne Frank
Com sede em Amsterdam, o Museu Casa de Anne Frank é outro local imperdível, com visita virtual disponível em seu site em inglês, alemão, espanhol e holandês. O museu, que conta mais detalhes sobre a vida de Anne Frank, uma jovem judia que precisou se esconder com a família durante a invasão nazista na Holanda, também possui uma experiência de realidade virtual, a qual pode ser acessada em português.
Museu Casa de Portinari
Localizado na cidade de Brodowski, no interior de São Paulo, o Museu Casa de Portinari fica dentro da residência em que Candido Portinari viveu durante parte de sua vida. Na visita virtual, é possível conferir conteúdos interativos em 360º sobre as obras do artista e o local em que ele morou. Além disso, essa visita também oferece acesso exclusivo a várias exposições antigas feitas no museu, que não estão mais em exibição.
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Considerado um dos principais museus de São Paulo, a Pinacoteca possui um acervo formado por mais de 9 mil itens. Através de sua visita virtual, disponível em português, espanhol e inglês, os interessados podem circular virtualmente pelos corredores do museu e conferir detalhes sobre as obras de artistas como Anita Malfatti, Benedito Calixto e José Ferraz de Almeida Junior.