Esta pergunta foi enviada pelo leitor Mateus (ele não deixou o sobrenome) em um comentário de um post aqui no Guia Empreendedor. Então, antes de mais nada, muito obrigado por sua pergunta, Mateus! O que mais queremos é poder ajudar os empreendedores nessa tarefa difícil de gerir uma empresa no Brasil. E, para isso, precisamos sempre ter contato com vocês!
Vocês lembram da Cibele Costa? Ela é diretora administrativa da Organização Contábil Francisca de Paula e especialista em controladoria e gestão estratégica de negócios. Ela nos ajudou aqui, ainda nesta semana, naquele post sobre IRPF: “Imposto de Renda 2014: como declarar como Pessoa Física”.
Ela também me ajudou a trazer uma resposta aqui para você, Mateus, sobre sua dúvida,
A Cibele explicou que o processo de fechar empresa é bem demorado sim: leva de seis meses a um ano (isso, claro, se estiver tudo certo com a sua empresa). Veja alguns passos:
- Ter em ordem a documentação total dos últimos cinco anos de atividade de sua empresa;
- Dependendo da atividade que sua empresa exercer, mudarão os órgãos públicos nos quais você tem inscrição. É preciso ir de um em um retirando certidões em cada uma delas e solicitando o cancelamento da atividade;
- Apresentar certidões negativas de órgãos que forem solicitados para aquela atividade que sua empresa exerce .
A Cibele me explicou que o processo é difícil por causa da burocracia das atividades como um todo. “O processo é muito relativo de empresa para empresa, mas é preciso retirar certidões em todas as áreas que forem solicitadas para o ramo de atividade da sua companhia. Muitas vezes, você começa a retirar esses documentos e quando está no terceiro órgão do processo de cancelamento, precisa renovar os documentos, que já venceram por conta do tempo que o processo levou”, contou.
Os contabilistas cobram uma remuneração por este tipo de serviço, que varia muito conforme o escritório escolhido pelo empresário – mas como é uma atividade mais demorada, costuma custar mais do que abrir a companhia.
Quando avaliamos as taxas cobradas pelos órgãos públicos, Cibele diz que o valor é menor. “Existem taxas de emolumentos para anexar o cancelamento dos extratos, coisa que custa R$ 10. O trabalho contábil que é grande”, conta, detalhando, ainda, que as certidões tem custo para emissão.
Ajudou, Mateus? Mande mais perguntas! Toda sexta-feira, o #ClicoResponde.