Clico Responde: É difícil fechar empresa no Brasil?

Clico Responde: É difícil fechar empresa no Brasil?

Esta pergunta foi enviada pelo leitor Mateus (ele não deixou o sobrenome) em um comentário de um post aqui no Guia Empreendedor. Então, antes de mais nada, muito obrigado por sua pergunta, Mateus! O que mais queremos é poder ajudar os empreendedores nessa tarefa difícil de gerir uma empresa no Brasil. E, para isso, precisamos sempre ter contato com vocês!

Vocês lembram da Cibele Costa? Ela é diretora administrativa da Organização Contábil Francisca de Paula e especialista em controladoria e gestão estratégica de negócios. Ela nos ajudou aqui, ainda nesta semana, naquele post sobre IRPF: “Imposto de Renda 2014: como declarar como Pessoa Física”.

Ela também me ajudou a trazer uma resposta aqui para você, Mateus, sobre sua dúvida,

A Cibele explicou que o processo de fechar empresa é bem demorado sim: leva de seis meses a um ano (isso, claro, se estiver tudo certo com a sua empresa). Veja alguns passos:

  • Ter em ordem a documentação total dos últimos cinco anos de atividade de sua empresa;
  • Dependendo da atividade que sua empresa exercer, mudarão os órgãos públicos nos quais você tem inscrição. É preciso ir de um em um retirando certidões em cada uma delas e solicitando o cancelamento da atividade;
  • Apresentar certidões negativas de órgãos que forem solicitados para aquela atividade que sua empresa exerce .

A Cibele me explicou que o processo é difícil por causa da burocracia das atividades como um todo. “O processo é muito relativo de empresa para empresa, mas é preciso retirar certidões em todas as áreas que forem solicitadas para o ramo de atividade da sua companhia. Muitas vezes, você começa a retirar esses documentos e quando está no terceiro órgão do processo de cancelamento, precisa renovar os documentos, que já venceram por conta do tempo que o processo levou”, contou.

Os contabilistas cobram uma remuneração por este tipo de serviço, que varia muito conforme o escritório escolhido pelo empresário – mas como é uma atividade mais demorada, costuma custar mais do que abrir a companhia.

Quando avaliamos as taxas cobradas pelos órgãos públicos, Cibele diz que o valor é menor. “Existem taxas de emolumentos para anexar o cancelamento dos extratos, coisa que custa R$ 10. O trabalho contábil que é grande”, conta, detalhando, ainda, que as certidões tem custo para emissão.

Ajudou, Mateus? Mande mais perguntas! Toda sexta-feira, o #ClicoResponde.

[button link=”https://guiaempreendedor.com/duvidas-de-como-gerir-sua-empresa-mande-para-nos-que-o-clicoresponde/” target=”blank” color=”8BC751″ icon=”fa-check” style=”pill” size=”large” tooltip=”Tire sua dúvida”]Tem uma pergunta? o #ClicoResponde[/button]

 

Mateus Pinto
Mateus Pinto

Publicitário com 20 anos de experiência. Mateus é diretor de arte da Globalweb corp e Co-fundador da agência de Marketing Digital Neoside.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Aprenda mais recebendo em primeira mão conteúdos que vão te ajudar a empreender usando os melhores padrões do mercado. Receba no seu e-mail o que você precisa saber para Planejar, Abrir, Gerenciar e Crescer!